segunda-feira, 16 de abril de 2018

PPGL informa a 2ª etapa do processo seletivo

16.04.2018

Prezadas e prezados docentes,

Segue abaixo link com o resultado das provas de conhecimentos teóricos: II Etapa do processo seletivo para alunos regulares. Para acessar, clique aqui.



Guaraí vai ganhar campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

16.04.2018

Guaraí terá um campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Foi o que revelou a deputada federal Dorinha Rezende (DEM) em reunião com a Prefeita Lires Ferneda (PSDB), na última sexta-feira (13). Estiveram presentes na reunião Sebastião Mendes de Sousa, Secretário Municipal da Educação e Raimundo Pessoa, Secretário de Administração e Finanças. 

Reunião da Prefeita Lires Ferneda com a deputada Dorinha Rezende (Foto: Divulgação/UFT)

A deputada revelou que o campus de Guaraí será um dos quatro campi, ao lado de Araguaína, Tocantinópolis e Xambioá. Segundo ela, a demanda foi inserida através de uma emenda sua dentro do Projeto de Lei 5274/16, que trata sobre o tema, já tendo sido aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

"Nossa expectativa é que o Projeto de Lei 5274/16 seja aprovado ainda no primeiro semestre pelo Congresso Nacional e siga para sanção do Presidente da República, o que não será uma dificuldade já que é um projeto que veio da União", afirmou az parlamentar. Os cursos que serão implantados ainda dependem de estudos a serem realizados sobre as demandas regionais.

A Prefeita Lires Ferneda agradeceu à  deputada pelo Apoio ao Projeto e disse que o local de instalação do campus ainda esta em análise. Revelou ainda que será marcada uma audiência pública na Câmara Municipal dos Vereadores com a participação da comunidade para que tome conhecimento dos detalhes do projeto e dê sugestões para a sua implantação.

Os custos da implantação ainda não foram revelados, mas devem ficar a cargo do Governo Federal, já o local de instalação deve ser cedido pelo município, que estuda desde a doação de um terreno até a cessão de escolas para o funcionamento da universidade até a construção da infraestrutura do campus.

"A educação é uma prioridade para a nossa gestão e a notícia da instalação de um campus da universidade em Guaraí premia um trabalho que estamos realizando desde o primeiro dia de administração, que é o de colocar as contas do município em ordem e buscarmos a ajuda dos nossos parlamentares estaduais e federais, que têm nos atendido prontamente", destacou Lires Ferneda.

Dorinha também destacou a situação financeira de Guaraí e disse que "só foi possível a inserção da cidade dentro do Projeto de Lei graças ao 'CPF Limpo', que é como chamamos quando a prefeitura está com as suas contas em dia, permitindo firmar contratos e parcerias com o Governo Federal e receber recursos".