sábado, 24 de março de 2018

Press Release – Ano 3 – nº 078 – 24 de março de 2018

Homenagem
   Marielle Presente - Homenagem do Centro Acadêmico de História Zumbi
   dos Palmares bit.ly/2G6rSR6

Restaurante Universitário
   Cardápio 059 - 26 a 30 mar 2018 bit.ly/2GaaRBm

Artigo
   Os direitos dos cidadãos na perspectiva dos(as) acadêmicos(as) da
   UFT/Araguaína bit.ly/2GbJyqb

Edital
   PPGCAT convida para defesa de dissertação bit.ly/2DStA2r

   PPGDire abre inscrições para Alunos Especiais na próxima segunda
   (26) bit.ly/2pGpGEF

   PPGCULT: Prazo para se inscrever na seleção da turma 2018/2 se encerra
   no dia 28 bit.ly/2G3ONwq


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no bit.ly/2zQYNVm

Cardápio 059 - 26 a 30 mar 2018

24.03.2018

O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 26 a 30 mar 2018, é:

Os direitos dos cidadãos na perspectiva dos(as) acadêmicos(as) da UFT/Araguaína

24.03.2018

Martha Victor Vieira*

Em pesquisa realizada com 110 acadêmicos(as) de diversos cursos, pelos alunos(as) do 5º período de história matutino, na disciplina de História do Brasil IV, entre os dias 20 e 26 de fevereiro de 2018, no campus da UFT- Araguaína, foi possível levantar dados sobre as percepções de direitos que possuem esses acadêmicos (as). A maior parte da faixa etária que participou da pesquisa possuía entre 17 a 47 anos.

(Foto: direitosedeveresdocidadao.wordpress.com)

As questões presentes no questionário, respondido de forma anônima, envolveram a importância e a obrigatoriedade do voto; as visões que se possui sobre os três poderes da república; as demandas por direitos (civis, políticos e sociais); a expectativa de melhora com as futuras eleições presidenciais e as opiniões que se tem sobre o que se deve fazer para o Brasil melhorar.

No que tange ao voto, 85% considera que é importante, contudo,  70% afirma que o voto deveria ser facultativo. Cerca de 86% dizem que votam em candidatos de acordo com as ideias que defendem, mas 24,5%  dizem que votam em pessoas. Em relação à expectativa pela ampliação de direitos apurou-se que 59% demonstra dar mais importância aos direitos sociais (saúde, educação, trabalho). Apenas 4,5% consideram os direitos políticos como algo fundamental. Apurou-se ainda que 40% dos (as) acadêmicos (as) acreditam que uma melhor atuação do poder legislativo contribuiria para melhorar a situação do Brasil e 30% acha que é uma maior qualidade do poder executivo que fará o Brasil melhorar. 

Fazendo um balanço desses dados nota-se uma grande desconfiança em relação ao cenário político e também um pessimismo em relação ao futuro porque 60% avaliam que o país não irá melhorar com um novo presidente. A maioria dos que participaram da pesquisa, respondendo ao questionário, afirma também que a solução para a melhoria da sociedade brasileira é o investimento em educação. Mas aparece também a necessidade de respeito à diferença e o maior combate a corrupção.

Os dados apurados assemelham-se a outros trabalhos feitos sobre cidadania no Brasil, que indicam o grande apreço que os brasileiros possuem pelos direitos sociais e o fato de que muitos consideram o voto como um dever pelo fato de ser obrigatório. Apesar do pessimismo com a política, que é compreensível pelas denúncias de corrupção e a baixa renovação dos quadros políticos no Brasil, entendemos que essa pesquisa tem um aspecto bastante positivo porque indica que muitos acadêmicos estão atentos às ideias defendidas pelos candidatos a cargos públicos, o que revela que os universitários da UFT tem interesse nos projetos divulgados pelos políticos. Avaliar ideias e projetos é um passo significativo para o desenvolvimento de uma cultura política cívica, participativa, que é o ideal a ser perseguido em toda sociedade democrática.

Vivendo em uma democracia representativa, na qual a participação se faz pela via indireta, temos que valorizar o processo eleitoral e exigir maior compromisso, responsabilidade e ética dos nossos representantes públicos. Não se pode tolerar discursos e práticas que instigam a violência e o desrespeito com a “coisa pública”. O mundo em que vivemos precisa de mais sentimento republicano e tolerância social. É importante que as pessoas sejam atuantes na sua escola, no seu bairro, na sua cidade, pois é por meio da participação e do engajamento que ajudaremos a construir uma sociedade mais justa e menos desigual no Brasil.

*Professora de História do Brasil, do Colegiado de História da UFT/Araguaína)

quarta-feira, 21 de março de 2018

PPGCAT convida para defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat) da Universidade Federal do Tocantins, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) convida defesa da dissertação 

NOVILHAS SUPLEMENTADAS A PASTO SOB EFEITO DA IMUNOCASTRAÇÃO

da mestranda

LEIDE KARLA RIBEIRO LOUREIRO
Local: sede do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal  Tropical (PPGCat) 

Quando: sex 6 abr 2018, das 14:00 às 18:00

Onde: UFT EMVZ - Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, TO-421, 6,
Araguaína - TO, 65907-230
  
JOSÉ NEUMAN  MIRANDA NEIVA
Orientador

DEBORAH ALVES  FERREIRA 
Avaliadora

FABRÍCIA ROCHA  CHAVES MIOTTO
Avaliadora

ODISLEI FAGNER  RIBEIRO CUNHA
Avaliador

terça-feira, 20 de março de 2018

PPGDire abre inscrições para Alunos Especiais na próxima segunda (26)

20.03.2018

Vinicius Venâncio

O Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) publicou, nesta segunda-feira (19), o Edital do Processo de Seleção para Aluno Especial para ingresso no 1º semestre de 2018. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (26) e seguirão até o dia 28 de março.


Para esta seleção, são disponibilizadas oito vagas distribuídas em duas disciplinas. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Curso de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, no bloco D da Unidade Cimba, nos horários disponibilizados no Edital. Não será cobrada taxa de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo e-mail ppgdire@uft.edu.br.

segunda-feira, 19 de março de 2018

PPGCULT: Prazo para se inscrever na seleção da turma 2018/2 se encerra no dia 28

19.03.2018


PPGCULT informa que o prazo para se inscrever na seleção da  turma 2018/2 se encerra no dia 28

Acesse o link para o edital
e