sábado, 14 de abril de 2018

Press Release – Ano 3 – nº 081 – 14 de abril de 2018

Seminário
   Submissão de trabalhos ao 4º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado
   e Sociedade tem prazo prorrogado bit.ly/2H2FR6R

Restaurante Universitário
   Cardápio 062 - 16 a 20 abr 2018 bit.ly/2H0qZdh

Ética em Pesquisa
   Seleção para novos membros do Comitê de Ética inscreve até 15 de abril
   bit.ly/2qvZL3Q

Pesquisa
   Encontro de Griôs em Muricilândia é foco de pesquisa acadêmica de
   Mestrado bit.ly/2H1yT1Y

Informes
   Cantina da Unidade Cimba funcionará neste sábado bit.ly/2GXqQ67

Notícias
   Hospital de Doenças Tropicais da UFT realiza campanha de prevenção à
   Conjuntivite bit.ly/2qwSznV

Edital
   Extravestibular com 1.498 vagas de graduação inscreve a partir do dia
   16 de abril bit.ly/2H2x98N


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no bit.ly/2zQYNVm

Submissão de trabalhos ao 4º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade tem prazo prorrogado

12.04.2018

Sarah Tamioso 

O período de submissão de trabalhos para a 4ª edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres) foi prorrogado até o dia 20 de maio. O Sedres será realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas, dos dias 4 a 6 de setembro. Com o tema “Democracia e Desigualdades Regionais”, o evento está sob a coordenação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) em parceria com o Mestrado Acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.

Segundo a coordenação do PPGDR, o Sedres é o maior evento da área de Desenvolvimento Regional no Brasil e deve reunir cerca de 400 a 500 pessoas. Os trabalhos deverão estar inseridos no contexto de pelo menos uma sessão temática e seguir estritamente as diretrizes de formatação presente na página oficial do evento.

São eixos temáticos para a submissão dos trabalhos: Estado, Instituições e Políticas Públicas; Estudos Teóricos e Metodológicos em Desenvolvimento Regional; Cultura, Turismo e Desenvolvimento; Dinâmicas Socioeconômicas no Território; Ambientes e Desenvolvimento no Território e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba mais:

Cardápio 062 - 16 a 20 abr 2018

14.04.2018

O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, traz o menu de 16 a 20 abr 2018, é:


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Seleção para novos membros do Comitê de Ética inscreve até 15 de abril

13.04.2018

Samuel Lima

Os interessados em compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal do Tocantins (CEP/UFT) têm até às 23h59 do próximo domingo (dia 15 de abril) para efetivar a inscrição no processo de seleção. O candidato deve ter titulação mínima de especialista (pós-graduação lato sensu), ter experiência em pesquisa e horário disponível para o desenvolvimento das atividades.

As inscrições podem ser feitas de modo online, pois o candidato deverá preencher e enviar o formulário disponibilizado no anexo do edital para o e-mail cep_uft@uft.edu.br. O prazo de domingo é, na verdade, uma prorrogação do prazo original, cujo cronograma foi retificado, alterando alguns dos prazos.

Segundo o edital de retificação, o resultado final da lista de inscrições homologadas sai dia 19 de abril; o resultado final da seleção será divulgado no dia 24 de abril, no site do CEP no Portal da UFT. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3229-4023 ou pelo e-mail cep_uft@uft.edu.br.

Confira todos os documentos desta seleção, abaixo:




quinta-feira, 12 de abril de 2018

Encontro de Griôs em Muricilândia é foco de pesquisa acadêmica de mestrado

12.04.2018

Sarah Tamioso

Momento em que a anciã faz o pedido de bênçãos aos ancestrais (Foto: Kênia Costa/UFT)

O Encontro dos Griôs, na comunidade quilombola Dona Juscelina, que fica no município de Muricilândia (a 65 quilômetros de Araguaína) está sob o foco do olhar de acadêmicos do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) do Câmpus de Araguaína. O evento teve início no último domingo (8) e segue por mais dois finais de semana.

O mestre de cerimônias, Manoel Filho Borges, é também aluno especial do PPGcult e conta que os griôs - que são as três mulheres e os quatro homens mais velhos da comunidade -  consumaram o evento de forma coletiva. “É muita riqueza para uma cabeça só. Os griôs debateram como se daria o encontro. O dia de hoje (domingo) foi uma demonstração que a comunidade está viva, atuante”, conta Borges. A idealização do Encontro é de um Coletivo de Jovens Quilombolas de Muricilândia.

A programação no domingo contou com cortejo da bandeira do Espírito Santo, entoação de cantos, pedido de bênçãos aos ancestrais e os depoimentos de experiências dos griôs, que foi um momento intitulado como Roda de Transmissão de Saberes e Fazeres. A matriarca da comunidade quilombola, Lucelina Gomes dos Santos, também presidente do Conselho de Griôs, destacou o legado que poderia ser repassado aos mais jovens. “Minha comunidade são 236, e esses tem que caminhar também, vão no meu rastro”, ressaltou.

Para a professora Kênia Costa, que participou do evento, a comunidade tem permitido que a cultura se mantenha viva e o evento veio somar aos esforços dos quilombolas para manutenção de seus saberes e conhecimentos. “O Conselho de Griôs se instituiu para fortalecer as vivências desse povo que luta para recuperar seu território e a juventude é a continuidade das tradições e ritos”, reflete ela. O professor Elias da Silva, que também acompanhou, afirmou que as pesquisas desenvolvidas ali proporcionam um diálogo entre a Universidade e a comunidade.

No sábado (14), o evento continua com a coleta de materiais naturais, como mandioca, coco babaçu e a palha do coco babaçu, que serão tratados para que no dia seguinte sejam confeccionados produtos de artesanato e culinária. No dia 21 de abril serão realizadas oficinas de música e dança com a dança do rebolado, roda lindô e roda de capoeira e no domingo (22) às 19h30 o evento se encerra com uma noite cultural em homenagem aos griôs e exposição do que foi produzido nas oficinas de transmissão de saberes e fazeres. (Com informações de Keliane Vale)

Fotos




Cantina da Unidade Cimba funcionará neste sábado

12.04.2018

A administração da Cantina do Campus de Araguaína, Unidade Cimba, informa que funcionará neste sábado, dia 14, das 7h às 17h.

Cantina Cimba (Foto: André Ricardo/UFT)

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Hospital de Doenças Tropicais da UFT realiza campanha de prevenção à conjuntivite

11.04.2018

Daianni Parreira  

O alto número de casos de conjuntivite registrados no cenário nacional e o índice elevado desta enfermidade acometidos entre os colaboradores do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estimulou a realização de campanha preventiva com objetivo de quebrar a cadeia de transmissão desta doença contagiosa na unidade de saúde.

Durante a primeira semana do mês de abril, foram realizadas ações coordenadas pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) em parceria com profissionais de outros departamentos. As atividades contemplaram “pit stops” com abordagens orientativas e distribuição de panfletos educativos; e para encerrar, ocorreu o “diálogo sementes”, ministrado pela médica oftalmologista, Tatiana Arraes, no Hall do hospital.

Profissionais são treinados para a campanha de prevenção à conjuntivite (Foto: Daianni Parreira)

Na ocasião, o chefe do SVSSP, enfermeiro Jáder José Rosário da Silva, abriu o encontro apresentando o levantamento dos números de casos notificados no hospital, frisando a necessidade em se colocar em execução o plano de intervenção, principalmente no sentido de cada trabalhador ser consciente de sua parte. “É fundamental a prática diária de higienização das mãos pelos profissionais a fim de minimizar os riscos de transmissão da conjuntivite, sendo esta uma ação preventiva contra o agravo”, comentou.

Já a especialista falou sobre os tipos da doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva [membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra], causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. “Não só por estarmos em um ambiente hospitalar, mas principalmente nos locais públicos em geral, transportes, clubes, região que tem muita aglomeração, o ideal é que se tenha o cuidado de evitar levar a mão aos olhos, higienizando-as sempre”, reforçou também a médica, enfatizando a importância de se procurar um oftalmologista para ter um diagnóstico preciso.


Sintomas

A conjuntivite geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados. Os sintomas mais frequentes são: olhos vermelhos e lacrimejantes; inchaço nas pálpebras; intolerância à luz; visão embaçada ou borrada; secreção purulenta (conjuntivite bacteriana); sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção esbranquiçada (conjuntivite viral); coceira.


Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. 

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Extravestibular com 1.498 vagas de graduação inscreve a partir do dia 16 de abril

09.04.2018

Elini Oliveira

Foi divulgado nesta segunda-feira (26) o edital para Transferência Interna e Facultativa, Reingresso e de Ingresso de Portador de Diploma nos Cursos de Graduação 2018/1 e 2018/2. Ao todo são ofertadas 1.498 vagas remanescentes. Podem participar da seleção os candidatos que estejam cursando ou tenham integralizado curso de graduação plena ou superior de tecnologia 

O valor da inscrição para este processo seletivo é de R$ 80 para todos os cursos. A inscrição deve ser feita no período 10h do dia 16 de abril de 2018 até as 23h59min do dia 08 de maio de 2018, exclusivamente pelo site da Copese. O interessado deve preencher o formulário eletrônico com os dados pessoais como nome completo, CPF, Documento de Identidade, e-mail, telefone, categoria do candidato (conforme o item 1.1), curso de origem, turno, curso e campus pleiteado, e demais informações requeridas. 

Confira o edital completo aqui.