sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Comunicações Científicas

07.10.2016

Matheus Pires Cardoso

Foram apresentadas cinco comunicações científicas durante a XIII Semana Acadêmica da Matemática e o IV Encontro Regional de Educação Matemática:

A primeira foi a apresentação de João Marcos Palhamo da Silva, graduando da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Para (UNIFESSPA), que tratou da 'Formação do Professor na Modelagem do Ensino'. Ele fez uma breve contextualização histórica do surgimento da figura do professor, desde tempos remotos à atualidade, ressaltado cada aspecto que foi importante para a formação desse profissional. Em seguida, ele explicitou a dificuldade que há nos repasses de conhecimento em que as técnicas tendem a se tornarem mecânicas, e também como a inserção da tecnologia da informação pode ser algo favorável ao ensino da matemática, uma vez que sociedade atual se tornou dependente das tecnologias. João Marcos também abordou a questão da modelagem matemática, que é a transformação de problemas da realidade em problemas matemáticos para que possamos resolvê-los, interpretando suas soluções na linguagem do mundo real. Também destacou a etnomatemática, que consiste no estudo das técnicas matemáticas dos diferentes meios sociais.

A comunicação 'O smartphone como recurso matemático para nativos digitais', a segunda a ser apresentada por Danielle de Sousa Silva, Maressa Maria de Moraes Parizi, orientandas do Prof. Josiel de Oliveira Batista, mostrando a compreensão de como os nativos digitais - geração nascida a partir da década de 1990 - lida com as tecnologias, e também como o smartphone pode ser usado como recurso de ensino. Apesar da pesquisa ainda estar em andamento, já apresenta resultados satisfatórios.

A terceira Comunicação Científica a ser apresentada foi a do graduando Eduardo Dias Lima, da UFT-Araguaína, sob a orientação do Prof. Dr. José Carlos de Oliveira Junior. A Comunicação introduziu o tema 'Teorema do Ponto Fixo de Banach', que trata de uma função que quando é aplicado um valor à variável dependente o resultado será igual a ela, logo um ponto fixo. Mas para que seja um ponto fixo de Banach deve existir apenas um. Em uma das aplicações o graduando pediu que a plateia calculasse o seno de qualquer número, e fazendo o mesmo com seu resultado, depois com este resultado, até que chegaria em resultado que não se modificaria mais na calculadora, este seria o Ponto Fixo da Função Cosseno.

'Um olhar para as Aplicações da Modelagem Matemática na Engenharia de Produção' foi o tema da quarta comunicação científica apresentada pelos graduandos Wyllian Matias Formachari de Oliveira e Juliano de Castro Alves, orientandos do Prof. Josiel de Oliveira Batista, um trabalho de pesquisa de cunho bibliográfico que busca explicitar a utilização da Modelagem Matemática no campo da Engenharia.

A quinta e última Comunicação tratou das 'Variáveis aleatórias discretas: binomial negativa e geométrica', ministrada pelo graduando do Curso de Matemática Gilberto Silva de Oliveira, sob orientação do Prof. MSc. Basílides Temístocles Colunche Delgado, que abordou questões de probabilidade, espaço amostral, distribuição binomial negativa e distribuição geométrica.

0 comentários:

Postar um comentário