sábado, 6 de maio de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 036 – 06 de maio de 2017

Editorial
   Morte da reitora, coordenação de cursos, avaliação e eleições http://bit.ly/2pSccWg

Notícias
   Começam as discussões sobre a realização de pesquisa eleitoral http://bit.ly/2qKmqYu

   Cadastro Ambiental Rural http://bit.ly/2pFwHai

   Cursos de especialização EaD e repercurso promovem primeiro encontro presencial
   http://bit.ly/2p2ntpz

   Prazo para realização de exames periódicos é prorrogado até 11 de maio http://bit.ly/2paWnYA

   Com foco no recredenciamento, equipe de gestão se reúne pela primeira vez após a morte da
   reitora http://bit.ly/2pLXAcP

   Hospital de Doenças Tropicais da UFT é contemplado com R$ 2,1 milhões do Rehuf
   http://bit.ly/2qFg1Ot

   Novos coordenadores iniciam biênio 2017-2019 à frente dos cursos de graduação
   http://bit.ly/2pMtSVk

Luto
   Morre a reitora da UFT, professora Isabel Auler http://bit.ly/2p61Kt2

   Comunicado da Direção - UFT - Câmpus de Araguaína http://bit.ly/2pBTHqW

   Nota Oficial de pesar pelo falecimento da reitora Isabel Auler http://bit.ly/2oZGN29

   Comunicado da Direção - UFT - Câmpus de Araguaína http://bit.ly/2qA6mIc

   Velório de Isabel Auler ocorre no Cuica; enterro está marcado para o meio-dia http://bit.ly/2pEc0Mi

   Atos ecumênicos nos câmpus e luto oficial pela reitora Isabel Auler http://bit.ly/2q03fNi

TV UFT Araguaína
   Seminário Regional sobre o Projeto que cria a UFNT - Transmissão ao vivo http://bit.ly/2qgq8ZL

Imagem
   Jean Piaget http://bit.ly/2qqvRM1


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Morte da reitora, coordenação de cursos, avaliação e eleições

06.05.2017

Quatro fatos e seus impactos foram marcantes essa semana para o presente e o futuro da Universidade Federal do Tocantins. Além do encadeamento, estão bem amarrados a partir de um timming que varia do inesperado ao andamento preciso dos encaminhamentos.

O primeiro, a morte da reitora Isabel Auler, ocorrida no fim da tarde do Dia do Trabalho, da qual decorreram da perda, os ritos litúrgicos do cargo exercido, do luto oficial e da paralisação das atividades nos sete câmpus da UFT.

A divulgação dos nomes dos novos/as coordenadores/as e seus substitutos/as, eleitos por seus colegiados para administrar a linha da gestão acadêmica mais próxima do alunado, com 34 professores e professoras - renovação de 64% dos quadros - a ser exercida no biênio 2017-2019, o segundo.

O Recredenciamento da UFT, o terceiro, já nesta segunda-feira, se constitui na visita feita regularmente a cada quatro anos, pela qual 'o MEC vem avaliar se o que a Universidade vem realizando confere com aquilo que consta no Plano de Desenvolvimento Institucional'.

E, por último, e decorrente do 'momento de tristeza e luto pela perda', a Pesquisa Eleitoral para a reitoria, no 'estreito prazo de apenas 60 dias previsto na legislação para encaminhamento, ao Ministério da Educação, de três nomes indicados para o cargo, vago desde o dia 1° de maio'.

Uma semana efetivamente decisiva para a gestão da universidade. Em níveis que vão do luto até o exercício do mais alto cargo da instituição, passando pela gestão dos cursos e o recredenciamento. Em apenas cinco dias.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Começam as discussões sobre a realização de pesquisa eleitoral

05.05.2017

Bianca Zanella

Reunião nesta sexta-feira (5) teve a participação de gestores e representantes das categorias dos servidores.

Representantes dos professores e dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram na tarde desta sexta-feira (5) de uma reunião no Gabinete da Reitoria para tratar do processo de definição do reitor, ou reitora, da Instituição para o quadriênio 2017-2021.

Reunião ocorreu no Gabinete da Reitoria (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

A reunião foi agendada em regime de urgência em função do estreito prazo de apenas 60 dias previsto na legislação para encaminhamento, ao Ministério da Educação, de três nomes indicados para o cargo, vago desde o dia 1° de maio devido ao falecimento da reitora Isabel Auler. Além disso, foi convocada para a próxima terça-feira (9), às 14h30, uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), tendo como pauta única a normativa para composição da lista tríplice.

Na reunião, foram levantadas questões problemáticas que envolvem a situação atípica. O assessor para assuntos estratégicos, Élvio Quirino, lembrou que a Universidade já tem experiência em processos de sucessão anteriores, mas destacou que a logística é o principal desafio para a realização da pesquisa.

Houve consenso de que a tradição de realização da consulta eleitoral paritária à comunidade universitária - que não é obrigatória - deve ser mantida para referendar a votação protocolar que é realizada obrigatoriamente no Consuni.


Posicionamentos

"Nós, especialmente os técnicos, temos total interesse nisso porque não pretendemos abrir mão desse espaço de paridade que a gente já conquistou. Por isso certamente vamos fazer o que for necessário para garantir a realização da consulta eleitoral", afirmou o servidor Jozafá Maciel.

"A nossa intenção é de que esse modelo de pesquisa eleitoral continue sendo realizado, sobretudo em memória da professora Isabel, uma pessoa que sempre defendeu a democracia, a participação e o princípio da paridade", acrescentou a técnica administrativa Kristinne Borges.

Para o presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft), professor Fábio Duarte, o mais importante é sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da participação no processo de pesquisa eleitoral. "Esse é um momento delicado e excepcional, mas dentro desse quadro nós temos que trabalhar para garantir que haja esse elemento democrático, essa consulta aos três segmentos da base, e nesse sentido as entidades vão fazer suas respectivas reuniões para chegar a um posicionamento adequado, para que a gente possa ter um processo de escolha que seja viável, tenha espaço para o debate e preze pela autonomia universitária", disse ele.

O vice-reitor no exercício da reitoria, professor Luís Eduardo Bovolato, voltou a afirmar que a preocupação principal da gestão com relação à transição é garantir que o processo ocorra de forma correta e transparente. "Infelizmente nós precisamos lidar com essa situação que nós não esperávamos, mas vemos que todas as categorias estão somando esforços para que esse processo ocorra da forma mais tranquila  possível", disse.

Uma sala e equipamentos básicos de informática já estão sendo providenciados pela Reitoria para que a comissão eleitoral, uma vez nomeada pelas categorias, possa iniciar os trabalhos de realização da pesquisa imediatamente.


Discussões nas categorias

Ao final da reunião os representantes dos servidores definiram a convocação imediata de assembleias para a discussão do assunto junto às bases. A assembleia do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft) ficou marcada para a manhã do dia do Consuni, terça-feira (9), às 9h, em local a ser definido. Já os técnicos devem se reunir na segunda-feira à tarde, em horário não confirmado, no auditório do Bloco IV do Câmpus de Palmas.

Os representantes dos discentes nos Órgãos Colegiados Superiores também foram chamados para a reunião, mas não puderam comparecer.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cursos de especialização EaD e repercurso promovem primeiro encontro presencial

04.05.2017

Caroline Falcão

Os cursos de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde e Repercurso EaD da Universidade Federal do Tocantins (UFT), semestre 2017/1, realizam, neste mês de maio, encontros presenciais. O primeiro encontro ocorre neste sábado (6), no no polo EaD de Araguaína, das 8h às 12h; os demais acontecerão no dia 13 de maio em Palmas e 20 de maio em Gurupi e Cristalândia. Ao todo cerca de 200 alunos devem participar dos encontros, divididos por cada curso e polo presencial.

Os encontros presenciais tem o objetivo de dar continuidade às atividades letivas já iniciadas no dia 31 de março por meio da sala virtual moodle, e contará com palestras de professores de outras Instituições de Ensino Superior (IES), sobre a Gestão Pública e sua Governança. Na ocasião, também acontecerá orientações, pelos coordenadores e técnicos, sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e demais trabalhos acadêmicos no âmbito das Pós-Graduações EaD da UFT.

Para o diretor de Tecnologias em Educação (DTE), Damião Rocha, esses encontros são importantes pela oportunidade de debater assuntos de gestão pública de governos federal, estadual e municipal com outros profissionais de outras instituições federais de ensino superior. "O diferencial desses cursos é formar especialistas para atuarem nos órgãos públicos do governo, como em hospitais, prefeituras, secretarias, dentre outros", explica.

Os cursos de especialização EaD têm duração de 18 meses, sendo que ocorrerá outro encontro presencial ao final das atividades letivas.


Prazo para realização de exames periódicos é prorrogado até 11 de maio

04.05.2017

Patrícia Paiva

Cerca de metade dos 502 servidores da UFT convocados para a realização de exames periódicos ainda não cumpriram os procedimentos obrigatórios de avaliação médica ou de formalização da recusa em participar. Por este motivo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progedep) decidiu prorrogar novamente o prazo, que terminaria nesta sexta-feira (5). Com isso, os convocados têm agora até o dia 11 de maio para regularizar a situação.

O diretor de Saúde e Qualidade de Vida da Progedep, Thiago de Cesaro, ressalta que os exames são de extrema importância para a avaliação da saúde dos trabalhadores e também para nortear políticas de melhoria das condições de trabalho na Universidade. Por isso, segundo ele, a decisão de alongamento do prazo também levou em consideração a ocorrência de vários feriados no mês de abril, que reduziram consideravelmente o tempo para que os servidores procurassem os serviços e para a realização dos exames por parte da empresa terceirizada contratada.


Saiba mais

Esta é a primeira vez que a UFT promove a realização dos exames periódicos, que são uma rotina obrigatória para os servidores, determinada pela Lei nº 8.112/1990.

Os convocados receberam um tutorial sobre os procedimentos por e-mail. Feita a emissão das guias por meio do Sigepe, eles devem realizar o agendamento dos exames laboratoriais e, após a realização destes, de posse dos resultados, passam pela avaliação clínica para a emissão do atestado de saúde ocupacional.

Aqueles que preferirem, porém, podem optar por não se submeter à avaliação médica, mas devem formalizar esta opção através do termo de recusa próprio emitido pela internet, por meio da plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigepe), e que deve ser entregue assinado à Progedep ou às Gerências de Desenvolvimento Humano (GDHs) dos câmpus, no prazo determinado.

Nesta primeira etapa foram convocados 502 servidores do Câmpus de Palmas e da Reitoria. Ainda este ano devem ser contemplados nos exames periódicos 1.032 técnicos administrativos e docentes - cerca de 60% do total de servidores da Universidade. Segundo a Progedep, na destinação de recursos para a realização dos exames foram priorizados aqueles que trabalham em laboratórios ou em outras áreas de risco, e que têm a partir de 37 anos de idade.

Os exames devem ser realizados anualmente no caso de servidores a partir de 45 anos de idade, expostos a fatores de risco de doenças ocupacionais ou portadores de doenças crônicas que exijam essa periodicidade. Para os que operam raios-x, lidam com substâncias radioadivas ou possuem outras doenças crônicas, a periodicidade é semestral. Nos demais casos, a rotina deve ser repetida a cada dois anos.

Mais informações podem ser obtidas na Progedep, pelo telefone 3232-8560, ou no Siass, pelo telefone 3218-3931.


Exames laboratoriais incluídos na avaliação:

- Hemograma completo
- Glicemia
- Urina tipo I
- Creatina
- Colesterol total e triglicerídes
- AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética TGO)
- ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica TGP)
- Citologia Oncótica (Papanicolau, apenas para mulheres)
- Exames oftalmológicos (apenas para servidores com mais de 45 anos)
- Pesquisa de sangue oculto nas fezes (apenas para servidores com mais de 50 anos de idade)
- Mamografia (apenas para mulheres com mais de 50 anos de idade)
- PSA (apenas para homens com mais de 50 anos de idade)

Com foco no recredenciamento, equipe de gestão se reúne pela primeira vez após a morte da reitora

04.05.2017

Bianca Zanella

Pró-reitores, diretores e o vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, realizaram na manhã desta quinta-feira (04) a primeira reunião de gestão após a morte da reitora Isabel Auler, ocorrida na segunda-feira, 1° de maio. Ainda em clima de luto, a equipe tratou de discutir os últimos detalhes para a visita da comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC) marcada para a próxima semana. A previsão é de que os avaliadores cheguem no domingo à noite e cumpram uma agenda de visitas, reuniões e análise de documentos no Câmpus de Palmas de segunda até sexta-feira.

Foto: Samuel Lima/Dicom 

"Apesar desse momento de tristeza e luto pela perda que estamos sofrendo, é importante que toda a equipe de gestão e toda a comunidade universitária esteja unida para dar continuidade aos trabalhos e aproveitar esse processo de recadastramento, para o qual já vínhamos nos preparando, para mostrar o que a Instituição vem fazendo em termos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, sabendo que isso tem implicações importantes no próprio funcionamento da Universidade", ressaltou Bovolato.

O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, afirmou que a Universidade está preparada para o processo de avaliação e parabenizou as pró-reitorias e diretorias pelo empenho e pelo nível das informações apresentadas. "É possível perceber que a elaboração dos relatórios e o levantamento de dados não foram feitos apenas por obrigação, mas porque a equipe está realmente comprometida com o planejamento que foi imbuído desde o princípio nesta gestão", disse ele.

O pró-reitor esclareceu que o recredenciamento é um procedimento que ocorre normalmente de quatro em quatro anos e ressaltou que, além de servir para a avaliação do MEC, é uma oportunidade de autoconhecimento para a própria Instituição. "Esse é um momento no qual o MEC vem avaliar se o que a Universidade vem realizando confere com aquilo que foi consta no Plano de Desenvolvimento Institucional, se o que está descrito nos documentos confere com a realidade, mas é também um momento ímpar para que a própria Universidade, por meio da sistematização das informações, demonstre e enxergue claramente aquilo que vem fazendo e os pontos em que precisa melhorar", pontuou.


Futuro da gestão

Apesar deste não ser o foco da reunião, o vice-reitor esclareceu que a Universidade cumprirá o prazo de 60 dias da vacância do cargo de reitor estabelecido pela legislação para realizar consulta eleitoral junto à comunidade universitária e encaminhar ao Poder Executivo Federal nova lista tríplice de candidatos a assumir o principal posto da gestão da Instituição.

"Mesmo sendo este um momento diferenciado e inesperado, faremos questão de que este processo seja conduzido com total lisura para que seja validada a vontade da comunidade universitária", disse Bovolato.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Novos coordenadores iniciam biênio 2017-2019 à frente dos cursos de graduação

03.05.2017

Daniel dos Santos

Foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 28 de abril as portarias nas quais o vice-reitor Luís Eduardo Bovolato, no exercício da reitoria, designa os coordenadores de cursos de graduação da UFT para o biênio 2017-2019 - de 29 de abril de 2017 a 28 de abril de 2019 (conforme Resolução nº 23/2016 do Consuni). Houve mudança de coordenador em 34 das 53 coordenações em relação ao período anterior, o que representa 64% de renovação.

Os coordenadores e coordenadores substitutos podem ser eleitos de duas formas: por meio de consulta eleitoral, na qual todos os professores e estudantes do curso votam de forma direta na chapa desejada; ou por decisão do colegiado composto por professores e representantes discentes de cada curso.

Reunião do Conselho Diretor de Araguaína (CDA), seguido de confraternização dos novos e antigos coordenadores de cursos (Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

A professora do curso de Jornalismo, Alice Agnes, ocupava o cargo de coordenadora substituta até o mês passado e agora é a nova coordenadora, escolhida por votação do colegiado. Segundo ela, ter sido aluna e posteriormente técnica administrativa na Instituição foram experiências que garantiram um melhor entendimento sobre a importância da coordenação de curso. “De lá até aqui aprendi que secretaria acadêmica e coordenação são os principais suportes ao aluno dentro da Universidade. Mesmo quando um problema não é solucionado por um destes setores, é neles que o aluno encontrará orientações sobre como proceder para isto”.

O professor Rodrigo Tavares é o novo coordenador do curso de Agronomia. Para ele, que também foi eleito pelo colegiado, a coordenação é uma parte fundamental no curso de graduação que vai além da burocracia."Temos o papel de facilitar as muitas relações entre a administração superior, docentes, técnicos e discentes. E no âmbito acadêmico propor processos e implantar estratégias que auxiliem no bom andamento do curso".


Contribuição dos coordenadores

Nas palavras da nova coordenadora de Jornalismo, o cargo tem uma longa história com excelentes coordenadores e coordenadoras que estiveram à frente trabalhando para que o curso alcançasse sucesso. "Espero dar continuidade ao bom trabalho já realizado e lutar, junto aos corpos discente e docente, por mais avanços e melhorias", afirma Alice.

Tavares acredita que pode contribuir em Agronomia por conta de suas experiências anteriores em cargos de gestão dentro da universidade e através de parcerias. "Pretendo trabalhar na parte estrutural do curso, especialmente com a contribuição do nosso excelente corpo docente. Em médio prazo, pretendo estabelecer parcerias com a iniciativa privada para captação de recursos. E por fim, contribuir cada vez mais para que o Curso de Agronomia no Câmpus de Gurupi permaneça e consolide sua posição de um dos melhores cursos na região Norte do Brasil", conclui.

Confira a lista dos novos coordenadores e coordenadores substitutos:

Araguaína
Curso
Coordenador
Coordenador Substituto
Biologia
Domênica Palomaris Mariano de
Souza
Gecilane Ferreira
Física
Shirlei Nabarrete Dezidério
Matheus Pereira Lobo
Geografia
Roberto Antero da Silva
Airton Sieben
História
Dimas José Batista
Euclides Antunes de Medeiros
Letras
Andréa Martins Lameirão Mateus
Luiz Roberto Peel Furtado
de Oliveira
Matemática
Deive Barbosa Alves
Freud Romão
Medicina
Clarissa Amorim Silva de Cordova
José Antônio Viana de Morais
Medicina Veterinária
Jorge Luis Ferreira
Francisca Elda Ferreira Dias
Química
Daniel Augusto Barra de Oliveira
Edenilson dos Santos Niculau
Tecnologia em Gestão
de Cooperativas
Rumeninng Abrantes dos Santos
Paulo Augusto Mendes
Tecnologia em Gestão
de Turismo
Simone Calistro Fortes Bortolossi
Ivanise Borges Souza
Tecnologia em Logística
Warton da Silva Souza
Daniel Martins da Silva
Zootecnia
Danilo Vargas Gonçalves Vieira
Marilu Santos Sousa

Arraias
Curso
Coordenador
Coordenador Substituto
Educação do Campo
Waldir Pereira da Silva
Silvia Adriane Tavares de
Moura
Matemática
Alcione Marques Fernandes
Adriano Rodrigues
Pedagogia
Maurício Reis Sousa do Nascimento
Sonia Maria de Sousa
Fabrício Neiva
Tecnologia em Turismo
 Patrimonial e
 Socioambiental
Valdirene Gomes dos Santos de Jesus
Roosevelt Moldes de Castro

Gurupi
Curso
Coordenador
Coordenador Substituto
Agronomia
Rodrigo de Castro Tavares
Ana Claudia Fernandes
Engenharia de
Bioprocessos e
Biotecnologia
Fabiano Kenji Nohama
Talita Pereira de Souza
Ferreira
Engenharia Florestal
Danival José de Souza
Cristiano Bueno de Moraes
Química Ambiental
Douglas Azevedo Castro
Grasiele Soares Cavallini

Miracema
Curso
Coordenador
Coordenador Substituto
Educação Física
Erika da Silva Maciel
Diego Ebling do Nascimento
Maciel
Pedagogia
Ana Corina Machado Spada
Suzana Brunet Camacho da
Rocha
Psicologia
Ana Cristina Serafim da Silva
José Fernando Patino Torres
Serviço Social
Rosemeire dos Santos
Bruna Andrade Irineu

Palmas
Curso
Coordenador
Coordenador Substituto
Administração
Elisabeth Aparecida Corrêa Menezes
Lia de Azevedo Almeida
Arquitetura e Urbanismo
Lucimara Albieri de Oliveira
Luiz Otávio Rodrigues Silva
Ciência da Computação
Ary Henrique Morais de Oliveira
Warley Gramacho da Silva
Ciências Contábeis
Carlos Antônio Gonçalves de Aguiar
Wilde Gomes Araújo
Ciências Econômicas
Marcos Antônio Dozza
Marcos da Silva Fernandes
Direito
Aline Sueli de Salles Santos
Vinícius Pinheiro Marques
Enfermagem
Nayane de Sousa Silva Santos
Ana Kleiber Pessoa Borges
Engenharia Ambiental
Moisés de Souza Arantes Neto
Elisandra Scapin
Engenharia Civil
Salmo Moreira Sidel
Raydel Lorenzo Reinaldo
Engenharia de
 Alimentos
Itamar Souza Reges
Denise Gomes Alves
Engenharia Elétrica
Maxwell Diógenes Bandeira de Melo
Priscila da Silva Oliveira
Filosofia
Eduardo Simões Silva
Juliana Santana de Almeida
Jornalismo
Alice Agnes Spíndola Mota
Lucia Helena Mendes Pereira
Medicina
Paulo Geovanny Pedreira
Rebeca Garcia de Paula
Nutrição
Caroline Roberta Freitas Pires*
Fabiane Aparecida Canaan
Rezende
Pedagogia
Eduardo José Cezari
Denise de Barros Capuzzo
Teatro
Ricardo Ribeiro Malveira
Renata Patrícia da Silva
*A coordenadora ficará no cargo por um período de seis meses.

Porto Nacional
Curso
Coordenador
Coordenador Substituto
Ciências Biológicas
Thiago Nilton Alves Pereira
Miguel de Araújo Medeiros
Ciências Sociais
Marcelo Brice Assis Noronha
Marcelo de Souza Cleto
Geografia
Valdir Aquino Zitzke
Marciléia Oliveira Bispo
História
Ariel Elias do Nascimento
Mirian Aparecida Tesserolli
Letras
Maria da Glória de Castro Azevedo
Antônio Egno do Carmo
Gomes
Letras - Libras
Renato Jefferson Bezerra Leão
Bruno Gonçalves Carneiro
Relações Internacionais
Ítalo Beltrão Spósito
Fernando Furquim de Camargo

Tocantinópolis

Curso
Coordenador
Coordenador Substituto
Ciências Sociais
João Batista de Jesus Felix
Wellington da Silva Conceição
Educação do Campo
Maciel Cover
José Jarbas Pinheiro Ruas
Júnior
Educação Física
Orranette Pereira Padilhas
Marilene Soares da Silva
Pedagogia
Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves Araújo
Aline Campos