sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 027 – 24 de fevereiro de 2017

Editorial
   UFT divulga editais em profusão http://bit.ly/2muqxVF

Notícias
   Bibliotecas são espaços de pesquisa, conhecimento e leitura http://bit.ly/2ltxklA
 
   Inscrições para pós-graduações gratuitas EaD ocorrem até 27 de fevereiro http://bit.ly/2lC8IXT

   Aula Inaugural do PPGCULT/UFT-Araguaína http://bit.ly/2lim8Y8
 
   Lançado edital para mobilidade acadêmica nacional; inscrições começam dia 24
   http://bit.ly/2lD7uLU

   Prograd divulga nesta quarta número de vagas remanescentes para 2017/1 http://bit.ly/2lDXx0G

   Prograd abre inscrições para selecionar propostas de tutoria http://bit.ly/2m9jTbn

   Edital com vagas remanescentes do Sisu deve ser publicado nesta quarta-feira
   http://bit.ly/2kNDKNe

   Programa Bolsa Produtividade inscreve até o dia 03 de março http://bit.ly/2mkyBct

   Processo oferta vagas em três cursos tecnológicos e outras 43 opções de graduação
   http://bit.ly/2ljgvGJ

   Mestrados divulgam resultados de seleções para Aluno Regular e Aluno Especial
   http://bit.ly/2lDZIBb

   Seleção para Psicologia e mais 45 cursos de graduação tem inscrições abertas até o dia 5
   http://bit.ly/2lODtZK

   Edital com vagas remanescentes do Sisu deve ser publicado nesta quarta-feira
   http://bit.ly/2kNDKNe

Imagens
   Case-se http://bit.ly/2kVd0ug

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - UFT divulga editais em profusão

24.02.2017

A Universidade Federal do Tocantins faz um esforço de apresentação de todos os editais, serviços, programas e seleções de que dispõe.

Destaca o papel das bibliotecas, as inscrições para as pós-graduações gratuitas EaD, os editais lançados pelo governo, pelas vagas remanescentes do Sisu - notícia repetida à exaustão nas últimas semanas - as propostas de vagas remanescentes e de propostas de tutoria, até o Programa de Bolsa Produtividade.

Os Mestrados divulgam editais para alunos regulares e especiais, outros processos ofertam vagas em cursos tecnológicos e mais de quatro dezenas de opções de graduação, e a seleção para Psicologia ofertando mais de quatro dezenas de cursos de graduação.

Muitas propostas acadêmicas ofertadas!

Case-se

24.02.2017


Processo oferta vagas em três cursos tecnológicos e outras 43 opções de graduação

24.02.2017

Bianca Zanella
 
Estão abertas até o dia 5 de março as inscrições para a edição 2017/1 do Processo Seletivo Complementar da Universidade Federal do Tocantins (PSC/UFT). O edital inclui 771 vagas que não foram preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2017), em 46 cursos de graduação, nos sete câmpus da UFT, faça aqui a sua inscrição.



Do total de vagas, 215 são para graduações em Araguaína, e 61 destas nos três cursos tecnológicos do câmpus - Gestão de Cooperativas, Gestão de Turismo e Logística -, distribuídas entre ampla concorrência, indígenas, quilombolas e estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas (conforme as cotas estipuladas na Lei n° 12.711/2012).


Diferenciais dos cursos tecnológicos

As graduações tecnológicas são cursos superiores assim como as licenciaturas e os bacharelados, mas tem duração de seis semestres ao invés de oito como a maior parte dos demais cursos de graduação.

Além do tempo reduzido, esses cursos têm como diferencial o foco em áreas específicas de aplicação científica, privilegiando aplicações tecnológicas de um campo do conhecimento.

A vantagem principal é que as graduações tecnológicas formam profissionais em áreas em que não há outras formações de nível superior, o que garante boa competitividade dos egressos desses cursos no mercado de trabalho.

O professor Warton da Silva Souza, do curso Tecnólogo em Logística, destacou que há um grande campo a ser desenvolvido e os cursos tecnológicos ajudam a suprir a demanda. "Há a necessidade de profissionais capacitados para essa área que está em déficit. O curso tecnólogo visa essa qualificação em período mais curto em relação aos cursos de bacharelado e de licenciatura, com técnicas especializadas, voltadas para o exercício da profissão", diz.


Perguntas Frequentes

O diploma de curso superior de tecnologia é aceito em concursos públicos? Sim. Se o edital do concurso público colocar como requisito para a vaga o diploma em curso superior de graduação, o diploma será aceito. A única exceção será quando o edital explicitar a necessidade de diploma de graduação em bacharelado ou licenciatura.

Um curso tecnológico é uma graduação? Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.

Qual a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos? O curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. Hoje ele é amplamente oferecido integrado ao Ensino Médio. Ou seja, o aluno faz os dois ao mesmo tempo. Já o curso tecnológico é um curso superior, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura.


Vagas ofertadas no PSC 2017/1 para cursos tecnológicos da UFT

Gestão de Cooperativas - 20 vagas
Gestão de Turismo - 25 vagas
Logística - 16 vagas
Confira a lista completa de vagas e mais informações no edital.


Faça a sua inscrição no PSC

Para concorrer às vagas ofertadas no Processo Seletivo Complementar ao Sisu (PSC) 2017/1 os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. As inscrições são feitas exclusivamente online aqui.

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 7 de março e as matrículas dos selecionados na primeira chamada serão realizadas nos dias 9, 10 e 13.

Para os candidatos que não têm acesso à internet para realizar a inscrição, a UFT disponibiliza computadores nos seus sete câmpus, em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos locais especificados abaixo.

Câmpus de Araguaína: Labin
Câmpus de Arraias: Biblioteca da Unidade Buritizinho
Câmpus de Gurupi: Labin
Câmpus de Miracema: Labin
Câmpus de Palmas: Biblioteca
Câmpus de Porto Nacional: Labin
Câmpus de Tocantinópolis: Labin


Leia também:

Seleção para Psicologia e mais 45 cursos de graduação tem inscrições abertas até o dia 5

UFT lança edital para 771 vagas remanescentes em cursos de graduação

Mestrados divulgam resultados de seleções para Aluno Regular e Aluno Especial

24.02.2017

Elini Oliveira e Daniel dos Santos
   
Os mestrados em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (PPGSaspt) do Câmpus de Araguaína, o Profissional em Educação e o de Mestrado em Desenvolvimento Regional - estes dois últimos do Câmpus de Palmas, divulgaram nesta sexta-feira (24) editais com resultados de suas seleções. O PPGSaspt divulgou a lista de aprovados para o semestre 2017/1. Já os mestrado em Educação e Desenvolvimento Regional publicaram listas de aprovados para cursar disciplinas em regime de Aluno Especial.


Aluno Regular - Mestrado em Sanidade Animal e Saúde Pública

Conforme o Edital nº 03/2017, os aprovados para cursar o Mestrado em Sanidade Animal e Saúde Pública devem fazer matrícula dos dias 08 a 10 de março de 2017 na secretaria da Programa, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), em Araguaína. A documentação exigida está listada no Edital de Abertura desta seleção, no item 10. O início das aulas é previsto para 13 de março de 2017.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 3416-5426 e 3416-5429 ou ainda pelo e-mail ppgsaspt@uft.edu.br.


Aluno Especial - Mestrado Profissional em Educação

A  coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE) publicou a lista dos aprovados no processo seletivo para Aluno Especial do Mestrado Profissional em Educação, para entrada no primeiro semestre do ano de 2017.

As matriculas poderão ser realizadas de 06 a 09 de março, no horário das 14h às 18h na sala 29 (PPPGE) no Bloco III, Câmpus de Palmas. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3232-8201 ou pelo e-mail eduprof@uft.edu.br ou pessoalmente no período de atendimento em dias úteis e das 14 às 18h. Confira o resultado com nome dos aprovados aqui.


Aluno Especial - Mestrado em Desenvolvimento Regional

Os selecionados para cursar disciplinas em regime de Aluno Especial do Mestrado em Desenvolvimento Regional (Câmpus de Palmas) devem efetuar matrículas no dia 06 de março, das 8h às 12h, na secretaria do Programa.

A listagem dos aprovados pode ser conferida no Edital nº 03/2017 - PPGDR - Resultado Final para Aluno Especial.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (63) 3232-8224, das 08h às 12h e das 14h às 17h30h ou pelo e-mail pgdra@uft.edu.br.

Seleção para Psicologia e mais 45 cursos de graduação tem inscrições abertas até o dia 5

24.02.2017

Bianca Zanella
  
Situado no Câmpus de Miracema, o Curso de Psicologia é uma das 46 opções de graduação com vagas disponíveis na Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017, inscrições aqui.

Criado em 2016 e com entrada anual, o curso - que é o único de Psicologia em instituição pública e gratuito do Tocantins - seleciona agora mais 27 alunos para as vagas remanescentes em sua segunda turma, sendo 13 para ampla concorrência, duas para indígenas, duas para quilombolas e outras dez reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas nas categorias de cotas previstas pela Lei 12.711/2012.



"Temos um corpo docente extremamente qualificado, com todos os professores com titulação de doutor, e somos um curso que respeita muito as especificidades regionais, focado numa perspectiva social e com enfoques ainda pouco discutidos, como o psicanalítico", destaca o coordenador, professor Carlos Mendes Rosa.

O bacharelado em Psicologia da UFT conta com laboratórios voltados a temáticas diversas e essa infraestrutura deve ser ampliada já neste semestre com a implantação da clínica escola, que deve começar a funcionar com a oferta de atividades como acolhimento, aconselhamento psicológico, dinâmicas e técnicas de grupo à comunidade.

Alunos e professores desenvolvem pesquisas e projetos de extensão em diferentes frentes, como a psicologia do desenvolvimento, a psicanálise, o envelhecimento, a psicologia social e o acompanhamento de adolescentes em idade escolar. Tudo para oferecer uma formação ampla aos estudantes que logo estarão ingressando em um mercado de trabalho cada vez mais diversificado. "Há uma grande demanda de profissionais de psicologia nas organizações públicas e privadas, na rede pública de saúde, nas escolas, sem falar da necessidade crescente de profissionais para o atendimento das chamadas patologias da modernidade, como o estresse e a depressão", acrescenta Rosa.

As aulas dos novos ingressantes do Curso de Psicologia começam logo nas primeiras semanas do mês de março.


Faça a sua inscrição

Para concorrer às vagas ofertadas no Processo Seletivo Complementar ao Sisu (PSC) 2017/1 os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. As inscrições são feitas exclusivamente online aqui e seguem abertas até o dia 5 de março.

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 7 de março e as matrículas dos selecionados na primeira chamada serão realizadas nos dias 9, 10 e 13.

Para os candidatos que não têm acesso à internet para realizar a inscrição, a UFT disponibiliza computadores nos seus sete câmpus, em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos locais especificados abaixo.

No total a UFT oferta 771 vagas remanescentes do Sisu 2017 em 46 cursos para ingresso pelo PSC 2017/1. Confira a lista completa de vagas e mais informações no edital.


Não possui acesso à internet? Utilize os pontos de acesso disponíveis na UFT:

Quando? De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Onde?

Câmpus de Araguaína: Labin
Câmpus de Arraias: Biblioteca da Unidade Buritizinho
Câmpus de Gurupi: Labin
Câmpus de Miracema: Labin
Câmpus de Palmas: Biblioteca
Câmpus de Porto Nacional: Labin
Câmpus de Tocantinópolis: Labin


Leia também:

UFT lança edital para 771 vagas remanescentes em cursos de graduação

Programa Bolsa Produtividade inscreve até o dia 03 de março

23.02.2017

Elini Oliveira e Samuel Lima

Os docentes e técnicos administrativos com titulação de doutor podem participar  do Programa Institucional de Pesquisa Bolsa Produtividade, cujas inscrições estão abertas até o dia 03 de março. Serão disponibilizadas 12 bolsas, com duração de dez meses e valor mensal da ajuda de custo de R$ 500.

Programa Bolsa Produtividade

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), a iniciativa tem o propósito de apoiar os servidores doutores com relevante produção em todas as áreas de conhecimento, desta forma, incentivando e valorizando a produção científica e o desempenho dos pesquisadores dentro da instituição.

O pró-reitor Raphael Sanzio explica que a oportunidade pode ser um importante acréscimo para o currículo do pesquisador. "É  essencial que o interessado não deixe para última hora; há uma série de documentos para serem providenciados, e também para não ficar a mercê de algum imprevisto", ressalta.

As inscrições devem ser feitas mediante a entrega de envelope contendo a documentação requerida (saiba quais no item 5.4 do Edital de Abertura) na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), pessoalmente ou por malote.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Prograd abre inscrições para selecionar propostas de tutoria

22.02.2017

Samuel Lima
 
Professores de cursos de graduação da UFT podem submeter propostas de tutoria nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Filosofia, Sociologia, História e Geografia até o dia 06 de março de 2017. Edital neste sentido foi lançado nesta quarta-feira pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi).


O Padi é voltado para auxiliar de modo prioritário estudantes em situação de vulnerabilidade, oriundos de escola pública, matriculados no 1º ou 2º período(s) e àqueles que foram reprovados nas disciplinas básicas curriculares.

O professor interessado em submeter proposta deve fazer o download do modelo disponível no endereço www.uft.edu.br/padi, na aba "Formulários". O tempo mínimo para tutoria é de quatro horas semanais, conforme o item 3.3 do Edital.

Os resultados (parcial e final) da seleção das propostas deverão ser divulgados a partir do dia 14 de março, ficando o professor coordenador selecionado de encaminhar a documentação requerida no item 8.2 até o dia 21 de março de 2017.

Confira a íntegra do Edital de Abertura da Seleção de Propostas para Tutoria no link abaixo:

Edital nº 12/2017 - Prograd - Seleção de Propostas de Tutoria - Padi

Edital com vagas remanescentes do Sisu deve ser publicado nesta quarta-feira

22.02.2017

Caroline Falcão
 
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) deve publicar, nesta quarta-feira (22), o edital do Processo Seletivo Complementar (PSC) para preenchimento de vagas em cursos de graduação não ocupadas com as matrículas da primeira chamada regular e da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017.

Assim como o Sisu, o PSC vai considerar as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. A diferença é que no PSC a UFT aceitará não apenas notas do Enem de 2016, mas também de 2015, possibilitando, portanto, a participação de candidatos que não tiverem realizado a mais recente edição do exame.

As inscrições para o PSC serão realizadas online e ocorrerão entre os dias 23 de fevereiro e 5 de março. O candidato que não dispuser de equipamento e acesso à internet poderá utilizar computadores nos sete câmpus da UFT, em dias úteis, nos horários e locais especificados.

De acordo com a Prograd, as vagas remanescentes serão disponibilizadas dentro das modalidades Ações Afirmativas da UFT, Lei 12.711 (cotas) e ampla concorrência. Os candidatos que participaram da lista de espera do Sisu que não foram convocados para matrícula também poderão se inscrever no Processo Seletivo Complementar, desde que queiram concorrer às vagas nos cursos ofertadas pelo edital.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Prograd divulga nesta quarta número de vagas remanescentes para 2017/1

21.02.2107

Caroline Falcão
   
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicará, nesta quarta-feira (22), o edital do Processo Seletivo Complementar (PSC) para preenchimento de vagas remanescentes para os cursos de graduação que não tiveram todas suas vagas ocupadas com as matrículas da primeira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas disponibilizadas serão para entrada no semestre de 2017/1.


Assim como o Sisu, o PSC considerará as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. A diferença é que no PSC 2017, a UFT aceitará não apenas notas do Enem 2016, mas também do Exame de 2015, possibilitando, portanto, a participação de candidatos que não tiverem realizado a última edição do exame.

As inscrições para o PSC serão realizadas somente via internet e ocorrerão entre os dias 23 de fevereiro e 5 de março. O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar computadores nos sete câmpus da UFT, em dias úteis, nos horários e locais especificados.

De acordo com a Prograd, as vagas remanescentes serão disponibilizadas dentro de cada modalidade: Ações Afirmativas da UFT, Lei 12.711 e ampla concorrência. Lembrando que, os candidatos classificados na lista de espera do Sisu que não foram convocados para matrícula, deverão se inscrever no Processo Seletivo Complementar, desde que queiram concorrer a uma das vagas nos cursos ofertados pelo edital.

As informações detalhadas sobre as vagas e procedimentos serão divulgadas no edital que será publicado nesta quarta-feira (22).

Lançado edital para mobilidade acadêmica nacional; inscrições começam dia 24

21.02.2017

Samuel Lima
 
Estudantes interessados em concorrer a bolsas de mobilidade acadêmica nacional devem ficar atentos! A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) publicou o Edital nº 26/2017 para selecionar estudantes para o Programa Santander para o segundo semestre de 2017. São disponibilizadas cinco bolsas no valor total de R$ 3 mil cada. As inscrições estarão abertas de 24 de fevereiro até dia 19 de maio de 2017.

Segundo o edital, o valor da bolsa a ser repassado ao discente será dividido em cinco parcelas de R$ 600,00, pagas até o quinto dia útil de cada mês, a partir de agosto de 2017. Para participar da seleção o interessado deve procurar a secretaria acadêmica de seu câmpus, das 8h às 12h e das 14h às 18h e encaminhar a documentação requerida, conforme descrito no item 2.2. Os estudantes do Câmpus de Palmas devem procurar a Diretoria de Programas Especiais em Educação (DPEE), no Bloco IV, sala 219, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Edital prevê que só pode concorrer à bolsa o estudante que tiver integralizado no mínimo 20% da carga horária obrigatória do curso e não ter apresentado mais de duas reprovações nos dois períodos letivos antecedentes ao do pedido de mobilidade. Outras informações podem ser obtidas no edital (abaixo), pelo telefone (63)  3232-8171 ou pelo  e-mail mobilidade@uft.edu.br.


Confira a íntegra do Edital nº 26/2017 no link abaixo:

Edital 26-2017 - Prograd - Programa Santander de Mobilidade Nacional

Aula Inaugural do PPGCULT/UFT-Araguaína

21.02.2017


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Inscrições para pós-graduações gratuitas EaD ocorrem até 27 de fevereiro

20.02.2017

Caroline Falcão

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação lato sensu a distância, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), seguem abertas até o dia 27 de fevereiro. São ofertadas 180 vagas para três especializações com carga horária de 420 horas e duração de até 18 meses: Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde.


Tanto os cursos quanto as inscrições para o processo seletivo são gratuitas. A seleção dos candidatos será feita em etapa única, por meio de análise curricular, e para participar é preciso ter diploma de graduação.

Para os cursos ofertados no presente processo seletivo, as atividades ocorrerão nos polos presenciais localizados em Palmas (todos); Araguaína (exceto Gestão Pública Municipal); Cristalândia (somente Gestão Pública Municipal) e Gurupi (somente Gestão Pública em Saúde).

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 18 de março, e as aulas devem começar no dia 31 do mesmo mês.

Os detalhes sobre os procedimentos de inscrição constam no edital nº 01/2017.

Mais informações com a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), pelo telefone (63) 3232-8543 ou pelo e-mail dte@uft.edu.br .

Saiba Mais

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a  distância,  tem como finalidades expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior no País.

Os cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância, caracterizam-se pela utilização de meios e  tecnologias de informação e comunicação,  possibilitando que estudantes e professores desenvolvam suas atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Além disso, são previstos momentos presenciais para avaliações dos estudantes, orientações de estudos, apresentações de trabalhos de conclusão de curso e outras atividades relacionadas.