sábado, 18 de fevereiro de 2017

Bibliotecas são espaços de pesquisa, conhecimento e leitura

18.02.2017

Patricia Paiva
   
Os estudantes dos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) podem contar com um espaço de leitura, pesquisa e de conhecimento: as bibliotecas. O aluno tem a opção de permanecer no ambiente ou pegar livros sob empréstimo para estudar onde quiser. O acervo das bibliotecas da UFT soma cerca de 254 mil exemplares, entre livros técnicos, literatura clássica, infanto-juvenil, brasileira, autores contemporâneos, tocantinenses, entre outros.

Para os alunos que preferem estudar no local, o acesso à biblioteca é livre e não é necessário agendar espaços de estudos individuais e coletivos, com exceção para três salas de estudo em grupos formados de, no mínimo, quatro e máximo de seis pessoas; o uso da sala de vídeo requere um pré-agendamento. Confira no quadro ao final da matéria o horário de funcionamento e contados das bibliotecas.

O aluno do curso de Medicina, Nelson Tsukuda Filho, frequenta a biblioteca do Câmpus de Palmas de três a quatro vezes por semana e diz que prefere estudar no local. "Aqui consigo me concentrar mais em relação a estudar em casa. Tem também a questão do ambiente climatizado e a disponibilidade do material", declara.

Biblioteca da UFT Araguaína é lugar de encontro, de cultura e de crescimento

A bibliotecária de Palmas, Emanuele Eralda, destaca algumas normas para permanência do aluno na biblioteca como: manter o silêncio, a ordem e a disciplina nas dependências da biblioteca; devolver o material emprestado dentro do prazo estipulado; repor o mesmo título em caso de extravio ou dano ao material; não entrar com comida e/ou bebida; mostrar na saída da biblioteca todo o material que levar consigo, caso seja solicitado; não usar a biblioteca para outros fins a não ser estudos, dentre outros. Para saber estas e outras orientações, confira o Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas.


Como fazer empréstimos

Para realizar os empréstimos domiciliares, as salas de estudo em grupo e de vídeo, é necessário o uso da carteirinha da biblioteca. Para alunos e técnicos administrativos é permitido o empréstimo domiciliar de até três (3) títulos, por um prazo de sete (7) dias sendo possível renovar em até três (3) vezes caso não haja reserva para a obra em questão. Já para os docentes a regra é de cinco (5) exemplares por 15 dias, seguindo a mesma regra para renovação. Em casos de atrasos na devolução, é cobrada uma taxa de R$ 1,00 por título, multiplicado pelo número de dias atrasados.


Como fazer a carterinha

Print do Portal do Sistema de Bibliotecas da UFT (Foto: Divulgação UFT)

Ao ser matriculado o estudante automaticamente está inserido no Sistema de Bibliotecas da UFT. Entretanto, os usuários só recebem a primeira via da carteirinha da biblioteca após participarem de treinamento específico sobre o uso do sistema, que é realizado nas bibliotecas mediante agendamento. O interessado deve procurar a biblioteca do seu câmpus para inteirar-se das datas e documentação necessária para o treinamento.

Os usuários do Câmpus de Palmas devem acessar www.moodle.uft.edu.br com seu login e senha e preencher um retângulo de busca no final da página inserindo a palavra “biblioteca”. Assim será disposto o curso “Treinamento de usuários da Biblioteca de Palmas”. Inscreva-se, siga os passos e pronto. Você poderá retirar sua carteirinha na biblioteca após dois dias úteis. Basta colar sua foto e cuidar do documento; a sugestão é que plastifique para maior durabilidade. A primeira via da carteirinha é gratuita. A partir da segunda é cobrada um taxa de R$ 5,00. Nos demais câmpus o aluno deve procurar a respectiva biblioteca para solicitar a carteirinha e conhecer os procedimentos.

Confira, abaixo, quadro com todos os endereços, horários de funcionamento e contatos das Bibliotecas da UFT:


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 026 – 17 de fevereiro de 2017

Editorial
   EntreLetras finalmente periodizada http://bit.ly/2kHEQF4

TV UFT ARAGUAINA
   Especialistas em Educação criticam aprovação da Reforma do Ensino Médio http://bit.ly/2lFRQjM

Notícias
   Saiu o novo número de EntreLetras, do PPGL Araguaína http://bit.ly/2kOEWhI

   Prograd publica listas de composição de turmas com aprovados do Sisu 2017
   http://bit.ly/2lfseZZ

   Certificação digital de páginas da UFT tem solução definitiva pela DTI http://bit.ly/2kG9CPN

   Candidatos mestres têm último dia para o pagamento das inscrições na seleção para professor
   substituto 2017/1 http://bit.ly/2kOFunu
 
   Cursos de graduação EaD inscrevem até esta quinta-feira http://bit.ly/2kLEi1K

   Ensino médio ou medieval? http://bit.ly/2lG2s20

   Curso deve formar gestores e conselheiros culturais em 27 municípios do Tocantins
   http://bit.ly/2kUfx62

   Estudantes da rede pública, pretos, pardos e indígenas são maioria entre os novos alunos da UFT
   http://bit.ly/2lloIgt

   Renovação de matrícula para os Câmpus de Gurupi e Araguaína (MVZ) iniciam nesta segunda (20)
   http://bit.ly/2lssJQE

   Divulgada relação de aprovados na lista de espera; matrículas ocorrem segunda e terça-feira
   http://bit.ly/2kHjxng

   Com mais de 400 candidatos por vaga, concurso deste domingo é o mais concorrido da UFT
   http://bit.ly/2m4AEjO

Centros Acadêmicos
   Pelos direitos de todos os estudantes, CAs, DAs e DCE proporcionam espaços para debate e luta
   política e social http://bit.ly/2ksBcPy

Imagens
   Ensino médio ou medieval? http://bit.ly/2lG2s20


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - EntreLetras finalmente periodizada

17.02.2017

A publicação do volume 7 número 2 da revista EntreLetras é uma conquista no sentido da periodização da revista.

O dois números do ano de 2016 foram inteiramente editados, ficando este com o Dossiê Semiótica e Ensino.

A publicação de cinco semioticistas levantando questões e propondo debates em torno da didática, ajudam a reflexão sobre o quefazer diários de professores.

Ademais as seções Artigos, Ensaios e Temas livres completam a edição. A poesia recobra seu papel através da pena de Pedro Tierra.

A última novidade é a nova logo da publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), abaixo:


Renovação de matrícula para os Câmpus de Gurupi e Araguaína (MVZ) iniciam nesta segunda (20)

17.02.2017

João Batista Ferreira de Araujo
 
As renovações de matrículas via web para para o semestre 2017/1, nos Câmpus de Gurupi e Araguaína, para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia (MVZ) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciam nesta segunda-feira (20) e vão até o dia 1º de março. Os ajustes de matrículas serão realizados a partir do dia 2 de março, e as aulas iniciam no dia 6 de março.

Acesso ao Bloco Administrativo - UFT - Câmpus Araguaína - Unidade EMVZ
Foto: Alisson Rodrigues

Para fazer a renovação de matrícula, os alunos devem acessar o Portal do Aluno e clicar no ícone “matrícula” e, a partir daí, realizar os demais procedimentos. Os alunos que ainda precisarem fazer alguma alteração na matrícula, devem realizar o mesmo processo da matrícula. O período de ajuste é de 2 a 5 de março.

Início das aulas em outros câmpus

Os acadêmicos do curso de Psicologia do Câmpus de Miracema, e Turismo Patrimonial e Socioambiental de Arraias já fizeram as matrículas junto com os demais câmpus. As aulas em Miracema e Arraias começam no dia 1º e 6 de março, respectivamente.

A pró-reitora de graduação, Berenice Aires, ressalta que os calouros não realizam matrícula via web. “Calouros não realizam matrículas web por já estarem matriculados pela Secretaria Acadêmica de seus respectivos câmpus,” explica.

Os horários das turmas  para os dois câmpus podem ser conferidos aqui.

Divulgada relação de aprovados na lista de espera; matrículas ocorrem segunda e terça-feira

17.02.2017

Bianca Zanella

Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017/1 que manifestaram interesse em participar da Lista de Espera da Universidade Federal do Tocantins (UFT) após o resultado da primeira chamada regular já podem conferir a relação dos aprovados para as 2.357 vagas remanescentes após a primeira etapa de matrículas. 


As matrículas desses selecionados ocorrem nos dias 20 e 21 (segunda e terça-feira) em todos os câmpus da UFT, conforme o curso para o qual o candidato foi selecionado, nos horários e locais especificados na convocatória retificada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Lá também constam os documentos que devem ser apresentados pelos estudantes no ato da matrícula, conforme o edital n° 05/2017.

Também é recomendável que os aprovados acessem o manual de orientações ao candidato e demais documentos relacionados a esta edição do Sisu disponíveis em www.uft.edu.br/sisu2017.


Atenção

A Prograd esclarece que na classificação, também divulgada nesta quinta-feira (16), constam os nomes de todos os mais de 18 mil inscritos na lista de espera ordenados conforme as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas que apenas têm direito à matrícula os candidatos cujos nomes estão incluídos na relação de aprovados.


Mais de 18 mil candidatos 

Um total de 18.372 candidatos se inscreveram para concorrer às 2.357 vagas remanescentes após as matrículas dos aprovados na primeira chamada regular do Sisu 2017 na UFT. Os cursos mais procurados nesta fase do processo seletivo foram o de Medicina, com 1.847 inscritos, Direito, com 1.480 inscritos, e Medicina Veterinária, com 939 inscritos.

A lista de espera é destinada aos candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções na chamada regular do Sisu e àqueles selecionados na segunda opção que quiseram concorrer a eventuais vagas remanescentes da primeira. No caso da UFT, as vagas ofertadas no Sisu 2017/1 são para entrada tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo do ano.

A homologação das matrículas e as listas com a composição das turmas deve ser publicada no dia 24 deste mês, mesma data em que a Prograd deve liberar para os novos alunos o comprovante de matrícula. As datas de ingresso dos novos alunos variam conforme o curso e o câmpus, conforme resumo dos calendários acadêmicos disponível aqui.




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Com mais de 400 candidatos por vaga, concurso deste domingo é o mais concorrido da UFT

16.02.2017

Bianca Zanella

Com um total de 4.892 inscritos para 11 vagas em cargos técnico-administrativos de nível médio e superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o concurso que acontece neste domingo (19) é o mais concorrido desde 2005 na Instituição e, possivelmente, da história da Universidade. São 469 candidatos para cada uma das nove vagas ofertadas à ampla concorrência no edital nº 01/2016, e uma média de 445 candidatos por vaga se considerados, também, os inscritos e as vagas para deficientes e autodeclarados pretos.

Candidatos ao Concurso UFT buscam candidaturas homologadas
Foto: Arquivo

Conforme levantamento, até então as maiores concorrências gerais registradas em concursos para servidores técnico-administrativos haviam sido em 2010, quando cerca de 5 mil candidatos disputaram 52 vagas (96 candidatos por vaga) e em 2014, no certame realizado pela UFMT, quando 15.605 candidatos disputaram 221 vagas (71 candidatos por vaga). Somente do primeiro concurso para técnicos da UFT, realizado pelo Cespe nos anos de 2003 e 2004 com a oferta de 40 vagas, não foram encontrados registros da concorrência para fins de comparação.

As 11 vagas do edital n° 01/2016 são para posse imediata nos cargos de assistente em administração, tradutor e intérprete de linguagem de sinais, administrador, biólogo, relações públicas e tecnólogo com formação na área de gestão e negócio, nos câmpus de Arraias, Gurupi, Palmas e Porto Nacional.

Para assistente em administração, o cargo mais disputado, são 1.540 candidatos por vaga, uma média mais de quatro vezes superior à concorrência de 286 candidatos por vaga registrada no certame de 2014 para o mesmo cargo no Câmpus de Araguaína, e quase nove vezes maior que a concorrência de 160 candidatos por vaga registrada no mesmo concurso de 2014 para o cargo no Câmpus de Palmas.

A remuneração das vagas ofertadas no atual processo seletivo é de R$ 2.752,81 para os cargos de nível médio e R$ 4.326,21 para o nível superior.


Provas

As provas com 40 questões objetivas serão aplicadas somente em Palmas, no câmpus da UFT, na Ulbra (Avenida Theotônio Segurado) e no Câmpus Graciosa da Unitins (ao lado da UFT).

Elas têm duração de três horas e acontecem no turno matutino para os candidatos a cargos de nível superior, e no turno vespertino para os candidatos a cargos de nível médio. Pela manhã os portões fecham às 9h, e à tarde às 15h.

Os concorrentes podem checar o local de prova no site da Comissão Permanente de seleção (Copese), responsável pelo processo seletivo, e devem comparecer no dia do exame munidos de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente e de documento de identidade original.

Conforme o cronograma, o gabarito provisório deve ser publicado um dia depois da aplicação das provas, e o resultado final está previsto para o dia 28 de março.

Mais informações no edital e no site da Copese.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Estudantes da rede pública, pretos, pardos e indígenas são maioria entre os novos alunos da UFT

14.02.2017

Bianca Zanella
   
Estudantes oriundos de escolas públicas, originários da Região Norte, pretos, pardos e indígenas são maioria entre os ingressantes na Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2017.

De acordo com dados do perfil socioeconômico dos aprovados e matriculados na primeira chamada regular do processo seletivo, 77% das 996 vagas de cursos de graduação da UFT já ocupadas, tanto no primeiro quanto no segundo semestres deste ano, foram destinadas a alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública. Além disso, 76% do total dos novos alunos se declararam pretos, pardos ou indígenas.



Dados revelam perfil socioeconômico e geográfico dos novos alunos da UFT
(Foto: Daniel dos Santos/Dicom)

Com relação às modalidades de concorrência, 40% dos matriculados ingressaram pelo sistema universal e 60% por meio dos sistemas de cotas e ações afirmativas, que prevêem reserva de vagas para estudantes de escolas públicas nos termos da Lei nº 12.711 e também para quilombolas e indígenas, conforme os critérios estabelecidos pela própria UFT.

Os dados também mostram que mais da metade (52%) dos já matriculados na Universidade para o ano de 2017 são da Região Norte, sendo 43% do próprio estado do Tocantins. Goiás e Maranhão são, respectivamente, o segundo e o terceiro estados com mais novos estudantes na Instituição. Apesar da concentração regional, a Universidade recebeu matrículas de estudantes de 25 estados e do Distrito Federal.
Pró-reitora de Graduação, Berenice Aires (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

"Esse panorama só confirma o que vem ocorrendo em todas as edições do Sisu: que a UFT vem conquistando visibilidade e atratividade para candidatos de outros estados, sem deixar de atender, principalmente, a demanda local e regional. Além disso, esse perfil reflete a própria formação do estado do Tocantins, que é multicultural, e essa também é a 'cara' da nossa Universidade", analisa a pró-reitora de Graduação da UFT, Berenice Aires, ressaltando que ainda é cedo para uma análise mais aprofundada. Isso porque os dados são parciais, já que mais de 2,3 mil vagas ofertadas pela Universidade este ano ainda devem ser preenchidas com candidatos da Lista de Espera do Sisu e com o Processo de Seleção Complementar (PSC).

O resultado da Lista de Espera do Sisu deve ser divulgado nesta quarta-feira (15), e as matrículas destes novos classificados ocorrem nos dias 17, 20 e 21 de fevereiro.

Todos os documentos relacionados à esta edição do Sisu na UFT podem ser conferidos em www.uft.edu.br/sisu2017.

Leia também:

Prograd publica listas de composição de turmas com aprovados do Sisu 2017
UFT tem aprovados de 25 estados e do DF; 53% são da Região Norte
Número de candidatos a vagas na UFT tem aumento de 34% no Sisu 2017/1




Curso deve formar gestores e conselheiros culturais em 27 municípios do Tocantins

14.02.2017

Elini Oliveira e Daniel dos Santos

O resultado da seleção para a primeira turma do Curso de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais encontra-se disponível no site oficial da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A formação é uma parceria entre a UFT e o Ministério da Cultura (MinC), com o apoio  da  Secretaria de  Desenvolvimento  Econômico,  Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). 

Catedral Porto Nacional (Foto: Samuel Lima/Arquivo Pessoal em 22out2011)

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, os selecionados são oriundos de 27 municípios do Tocantins. A vice-coordenadora da Formação de Gestores e Conselheiros Culturais , Rayssa Carneiro Santos, conta que o curso visa atender uma demanda urgente da região, que é a formação e a criação de políticas públicas voltadas para a cultura tocantinense. "O objetivo é capacitar os participantes visando a realização de ações de promoção e difusão de cultura e cidadania integradas ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)", ressalta.

Rayssa diz que a formação é necessária (Foto: Elini Oliveira)

A preparação de gestores será de 180 horas, na modalidade semipresencial, com dois encontros presenciais, voltada para conselheiros municipais de cultura, agentes culturais, servidores municipais e servidores ou funcionários, gestores públicos, além de fundações e universidades públicas que atuem em setores relacionados à cultura. "O gestor e o conselheiro cultural precisam de um diferencial, necessitam compreender  e ter visão ampla para entender a complexidade cultural. A formação se faz necessária justamente porque essas qualificações não são inatas, e sim adquiridas e aprimoradas", explica Rayssa.

Com duração de seis meses, o curso será dividido em módulos e em duas turmas. A primeira turma terá início com um encontro presencial que tem data marcada para o dia 21 de fevereiro, no Cuica, em Palmas. Os selecionados que não residem em  Palmas receberão uma  ajuda  de  custo  no  valor  de 150 reais para a participação na aula inaugural. O resultado para a segunda turma ainda não foi divulgado.

Representatividade


Ensino médio ou medieval?

14.02.2017


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Cursos de graduação EaD inscrevem até esta quinta-feira

13.02.2017

Luana Nunes
   
Os interessados em umas das 760 vagas de graduação na modalidade a distância oferecidas pela Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem até a quinta-feira (16) para efetuarem a sua inscrição. Ao todo são cinco cursos, sendo quatro licenciaturas - química, biologia, matemática e física - e um bacharelado - administração pública. 


De acordo com o cronograma do Edital de abertura, a homologação das inscrições está prevista para o dia 24 de fevereiro. O processo seletivo consiste em uma única etapa, a de análise curricular, e o resultado final do processo tem data provável de 24 de março. O cronograma completo pode ser conferido aqui

Taxa de Inscrição

Os candidatos tem até a sexta-feira (17) para o pagamento da taxa de inscrição no valor de 95 reais. Já aqueles que solicitaram isenção da taxa de inscrição por se enquadrarem na modalidade 1 e 2 (oriundos de escola pública e/ou renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita) devem ficar atentos ao resultado do pedido de isenção, que pode ser conferido aqui. No caso de indeferimento, também é necessário realizar o pagamento. 

Já os candidatos pertencentes à comunidade quilombola ou à etnia indígena, estarão automaticamente isentos do pagamento da taxa, conforme item 3.5 do edital de abertura. É necessário selecionar, no ato de inscrição, a opção Sistema de Cotas para Etnia Indígena ou Quilombola. Nesse caso, o candidato só apresentará a documentação comprobatória no ato da matrícula. 

Mais informações no edital, ou pelos telefones (63) 3232-8045 e (63) 3232-8589

Pelos direitos de todos os estudantes, CAs, DAs e DCE proporcionam espaços para debate e luta política e social

13.02.2017

Erica Regina e Daniel dos Santos
   
O Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Diretório Acadêmico (DA), e o Centro Acadêmico (CA), são boas maneiras de os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), exercerem política estudantil em favor dos seus cursos, e sobretudo, em benefício à categoria discente.

A servidora da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Gilmara Apolinário, foi presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf/UFT) em seu período como estudante e explicou as diferenças entre as três entidades de representação estudantil presentes na universidade.

            quadro-dce-1.png (Foto: erika.regina)

quadro-da-1.png (Foto: erika.regina)

quadro-ca.png (Foto: erika.regina)

Gilmara foi presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf/UFT) nas gestões de 2014 e 2015, e conta um pouco da sua experiência nessa função. “Comecei um trabalho de resgate dos alunos, para que eles acreditassem mais no CA, eu levava os alunos para as reuniões de colegiado, pois eles precisavam conhecer como funcionava os processos do nosso curso. Mesmo que somente membros do CA tivessem voto, os outros também tinham voz, e a postura dos professores mudava ao ver uma grande quantidade de alunos nas reuniões. Sinto que meus colegas conseguiram enxergar a importância do nosso trabalho, e hoje o curso não fica sem essa representação. Todo ano tem eleição”, declara.

Gilmara ainda conta como a política estudantil faz diferença na sua vida e como isso pode ajudar na parte acadêmica. “Sinto que a experiência de ter feito parte do CA influencia até hoje nas minhas decisões, e acho que isso acontece com a maioria dos alunos que dedica parte do tempo à política estudantil. Aquela visão de que a universidade é só uma sala de aula cai por terra. Nós passamos a entender como nosso curso, nossa profissão, e como nós mesmos estamos inseridos na sociedade. Até a própria aula vai ficando cada vez mais crítica e reflexiva. A formação dos alunos deve fugir dos limites da sala de aula. Deve expandir pelas conversas de corredores E culminar nos debates políticos universidade afora. Isso é o que transforma estudantes crus em verdadeiros cidadãos críticos”, conclui.

Caenf/UFT 2015 em atividades no projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (Ver-Sus). (Foto: Divulgação).

A presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo, Lauane dos Santos, também conta como a política estudantil faz diferença na sua vida, e destaca algumas questões relevantes das quais o CA precisa tomar à frente em favor dos estudantes. “Um calendário cheio de recessos e férias, de modo a não recuperar o tempo das greves é muito ruim à categoria discente. É diante dessas questões que o CA deve estar presente para debater de uma forma que os alunos não fiquem prejudicados. Os estudantes precisam entender que o CA é o porta-voz, e que aquilo que eles discutem no cantinho da sala de aula, que acham que não é importante, pode ter importância sim no Consuni e no Consepe, e que nós podemos levar à discussão. Hoje eu entendo que a formação política-social-cultural que eu tenho como participante ativa do CA me faz ser transformadora de pautas, minhas produções, meu modo de falar com as pessoas, tudo está relacionado com a decisão que tomei lá atrás de fazer parte disso”, ressalta.

36º Enecom. Lauane dos Santos foi mediadora na mesa 'Combate às opressões'. (Foto: Divulgação)

O estudante de História da UFT, Lucas Gabriel de Oliveira, é presidente do Diretório Acadêmico (DA) do Câmpus de Porto Nacional há cinco meses, e relata um pouco de suas atividades. “Nós do DA, temos a função de cuidar dos estudantes, dos seus direitos, das necessidades, das demandas, entre outros aspectos. Nós acompanhamos de perto toda relação estudantil que o aluno tenha com a UFT e que não seja responsabilidade do professor. Isso é necessário para que possamos ter uma base das necessidades do Câmpus. Eu, como presidente do DA, preciso traduzir através das minhas ações de gestão a vontade dos alunos, e os melhores métodos para solucionar os problemas deles”, declara.

Lucas Oliveira realizando pedidos de carteira estudantil na Feira dos Livros Usados do Câmpus de Porto Nacional. (Foto: Divulgação).

Se você é aluno e gostaria de fazer parte de alguma dessas entidades de representação estudantil, entre em contato com o CA de seu curso. Você pode ser colaborador da gestão e conhecer o trabalho deles. Posteriormente, poderá inscrever chapa nas eleições estudantis e lutar pelos diretos dos demais estudantes da UFT.

Candidatos mestres têm último dia para o pagamento das inscrições na seleção para professor substituto 2017/1

13.02.2017

Bianca Zanella

Copese (Foto: Thom Müller/Dicom)

Candidatos com titulação de mestre que se inscreveram para cargos de professor assistente na seleção simplificada para professor substituto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) 2017/1 tem até esta segunda-feira (13) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição e confirmar, assim, a participação no certame.

Além disso, conforme o cronograma do edital nº 03/2017, nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15, ocorrem as inscrições para vagas com exigência do título de especialista (auxiliar de ensino), bem como a reabertura das vagas que exigiam titulação de mestre e que por ventura não tiverem candidatos.

No total são ofertadas 22 vagas para preenchimento imediato e ainda oito vagas para cadastro de reserva, com remunerações que variam de R$ 2.236,29 a R$ 5.697,61, conforme a titulação e a jornada de trabalho (de 20 ou 40 horas).

As provas e entrevistas do processo seletivo ocorrem nos dias 7 e 8 de março, e o resultado provisório deve ser divulgado no dia 10 do mês que vem.

Mais informações sobre a seleção podem ser conferidas no site da Copese, nos documentos relacionados ao certame.

Especialistas em Educação criticam aprovação da Reforma do Ensino Médio

13.02.2017
O Senado brasileiro acaba de aprovar a proposta de Temer para Reforma do Ensino Médio, mesmo após mais de 800 escolas terem sido ocupadas contra a medida. Afirmam que a medida é pautada em "experiências internacionais". Decidimos escutar especialistas internacionais em educação para saber o que pensam dessa medida.

Vídeo: Emanuele Siebert, Felipe Peres Calheiros e Ilda de Sousa
Movimento Intercultural Identidades / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto