sábado, 7 de outubro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 058 – 07 de outubro de 2017

Editorial
   Fim de semestre http://bit.ly/2fXBZrD
 
Restaurante Universitário
   Cardápio 041 - 09 a 13 out 2017 http://bit.ly/2yTAB0O

Edital
   Publicada sexta chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC 2017/2
   http://bit.ly/2ybEvEV

   Proest lança edital para agilizar análise socioeconômica para concessão de auxílios
   http://bit.ly/2hXHo6n

   UFT abre nova seleção para professor substituto com 17 vagas http://bit.ly/2xsWVlG

Curso
   Capacitação para enfermeiros marca implantação do Protocolo Cuidados com a Pele no
   HDT-UFT http://bit.ly/2y3BgQu


Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. FENAJ 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Fim de semestre

07.10.2017

Enfim, o fim do semestre. Passaram as aulas, os eventos acadêmicos, as personalidades que os prestigiaram, os testes, as provas e os exames finais.

Para formandos e formandas, as defesas do Trabalho de Conclusão de Curso, os reursos, as formaturas.

Para os novos candidatos da admissão, os editais, as disciplinas e os documentos de inscrição e registro, e as escolhas.

O movimento do campus começa a diminuir, o número de veículos a rarear, é o ocaso recorrente dos fins de semestre.

Neste, tudo é mais breve por causa do calendário de reposição. Logo, outro semestre aponta!

Cardápio 041 - 09 a 13 out 2017

07.10.2017
O cardápio elaborado por Dhycla / Rosimeire Santana e aprovado por
Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT,
traz o menu de 09 a 13 out 2017, é:


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Publicada sexta chamada para vagas remanescentes da 2ª edição do PSC 2017/2

06.10.2017

Caroline Falcão

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou a 6ª Convocatória para Matrícula de aprovados na 2ª edição do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2017/2. Ao todo 45 candidatos foram convocados.

O processo de cadastro e matrícula é presencial e ocorre no dia 9 de outubro, no câmpus onde o candidato disputou a vaga.

Confira, abaixo, os câmpus, locais e horários para efetivação da matrícula:


Confira também:
Classificação Geral
Documentos para matrícula

Capacitação para enfermeiros marca implantação do Protocolo Cuidados com a Pele no HDT-UFT

06.10.2017

Daianni Parreira

Capacitação para enfermeiros do quadro assistencial sobre cuidados com a pele com foco nas principais lesões existentes nos casos atendidos no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) marcou o início da implantação do Protocolo Cuidados com a Pele durante essa semana, que segue com programação até segunda-feira (09). A unidade de saúde é vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e fica instalada no município de Araguaína (TO).

De acordo com a chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistências, Raimunda Maria Ferreira de Almeida, espera-se como resultados, melhorias nos processos de trabalho com redução do tempo de internação dos pacientes com feridas agudas e crônicas, principalmente pela utilização de coberturas especificas para o tratamento destas lesões. 

Durante aula teórica referente ao Protocolo de Cuidados com a Pele (Foto: Daianni Parreira)

Além disso é também objetivo instrumentalizar os profissionais sobre as principais características e funções da pele; entender os fatores que alteram a integridade da pele; compreender os fatores que interferem no envelhecimento e cuidados com a pele; definir lesão ou ferida e compreender o processo de cicatrização e as fases da cicatrização; identificar os tipos de tecidos presentes no leito das feridas e na pele perilesão; recomendar as coberturas de acordo com as características da ferida e acompanhar sua evolução.

A chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz parabenizou os participantes pelo engajamento e lembrou da responsabilidade do enfermeiro no cuidado ao paciente. “São nestas oportunidades que podemos nos empoderar do saber e mostrar porque somos imprescindíveis. A equipe organizadora merece todo nosso reconhecimento”, enfatizou.

Aula prática da capacitação em cuidados com a pele (Foto: Daianni Parreira)

Para a enfermeira do Centro Cirúrgico Ambulatorial e Central de Material e Esterilização (CME), Maria Catarina de Almeida Squiavenato, participar da capacitação está sendo uma oportunidade ímpar. “Acredito que com o conhecimento aliado ao comprometimento, alcançaremos a excelência no atendimento ao nosso paciente. O curso está sendo muito produtivo, uma vez que pude aprimorar e agregar conhecimentos, estou ansiosa pelo próximo módulo”, concluiu, parabenizando a equipe organizadora.


Metodologia

A metodologia adotada caracteriza-se em aulas teóricas e práticas ministradas pelos profissionais do HDT-UFT: Enfermeira Estomaterapeuta Raimunda Maria Ferreira de Almeida e os Médicos Cirurgiões, Lilian Cristhian Ferreira dos Santos Rocha e Marcelo de Oliveira Melo. E também colaboraram as profissionais Enfermeiras Estomaterapeutas Gabriela Ramos Mollo do Hospital Dom Orione (HDO) e Patrícia Lima Mercês do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A implantação deste protocolo contou com o apoio da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), Divisão de Gestão do cuidado, Divisão de enfermagem e Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP). Foi o segundo a ser efetivado, seguido do protocolo de Higienização das Mãos, implantado no mês de agosto.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Proest lança edital para agilizar análise socioeconômica para concessão de auxílios

04.10.2017

Patrícia Paiva

Caxias (e) e Santos conferem detalhes do Edital do Programa de Indicadores Sociais
(Foto: Patrícia Paiva / Dicom)

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) lançou um Edital que visa facilitar o processo de seleção nos Programas oferecidos pela Política de Assistência Estudantil da UFT - o Programa de Indicadores Sociais (Piso). A inscrição no Piso dará ao aluno uma análise econômica concreta e única. Assim, a análise  fornecida pelo Piso servirá para que ele possa pleitar todos os editais da Proest - seja de auxílio permanência, alimentação ou de moradia.

Segundo o diretor de Assistência Estudantil, José Inácio dos Santos, é importante ressaltar que a inscrição no Piso não substitui a inscrição nos editais. Ou seja, o aluno deverá se inscrever e participar de toda as seleções em editais que lhe interessem. "Por exemplo: se saem três editais - um de alimentação, um de moradia e outro de alimentação - , não será mais necessário que o aluno envie a documentação para análise econômica para os três editais. O piso oferece uma análise única que serve para todas as seleções", explica Santos.

De acordo com o Edital do Piso, o aluno que pleiteia participar de algum dos programas deve estar atento a algumas questões, como:

Os alunos atualmente beneficiados com algum programa precisam se inscrever no Piso mas a inscrição servirá para seleções posteriores a qual ele se encontra.
Todos os alunos que se enquadrem em situação de vulnerabilidade social e sejam matriculados em cursos presenciais da UFT devem fazer a inscrição.
O aluno que fizer tiver a inscrição deferida, ao realizar a inscrição de algum edital pelo Cubo não precisará preencher as três primeiras etapas, pois automaticamente o sistema abrirá na quarta etapa.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Caxias, pontua que a Proest vem inovando no quesito de seleções. Primeiro com o lançamento do Cubo que substituiu papéis e deslocamento de alunos em facilidade de inscrições online que são precisas e rápidas. Agora o lançamento do Piso permite que o aluno tenha uma única análise econômica que permite mais agilidade. "Estamos dando celeridade nos processos. Quanto mais rápida a análise socioeconômica, mais rápido é feito o processamento do pagamento do estudantes. Além disso, o sistema permite fazer uma panorama concreto de como é a condição socioeconômica e étnica dos alunos da UFT", conclui.


Inscrições e edital

O edital do Piso já está disponível na página da UFT. As inscrições para este semestre ficam abertas de 5 a 16 de outubro deste ano. A inscrição é feita somente online através do  Sistema Cubo. O aluno deve está com toda a documentação necessária listada no edital transformada em apenas um arquivo PDF para ser enviada. No edital, há um padrão de como deve ser estruturado esse documento. Conheça os critérios de participação, bem como informações mais detalhadas sobre o procedimento acessando o edital.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

UFT abre nova seleção para professor substituto com 17 vagas

02.10.2017

Patrícia Paiva

Já está disponível para consulta na página da Comissão Permanente de Seleção das Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) o Edital nº 32/2017, que rege a seleção para contratação de professor substituto. São ofertadas  17 vagas e mais oito vagas para cadastro reserva. As remunerações vão de R$ 2.236,30 a R$ 5.742,15, a depender da titulação e do regime de horas. Há vagas para os sete câmpus da Universidade.

Os candidatos deverão entregar Curriculum vitae ou Lattes devidamente comprovado e os respectivos documentos para a avaliação de títulos nos locais descritos abaixo, de acordo com o câmpus ao qual está concorrendo até o dia 24 de outubro de 2017, nos endereços citados no edital. No edital é possível conferir ainda a documentação necessária e mais detalhes das inscrições e etapas do processo seletivo.


Inscrições

A solicitação de inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, no horário compreendido entre as 10 horas do primeiro dia de inscrição até as 23h59 do último dia (observado o horário de Palmas/TO), conforme os períodos abaixo: