sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Press Release – Ano 2 – nº 023 – 27 de janeiro de 2017

Editorial
   Propostas e crises no novo semestre http://bit.ly/2jnwLET

Notícias
   Reitora Isabel Auler permanece hospitalizada na Argentina http://bit.ly/2jyicSr

   UFT oferta 3,3 mil vagas para ingresso nos dois semestres deste ano http://bit.ly/2juDGQ4

   Inscrições para bolsas de doutorado sanduíche na Europa se encerram dia 29 http://bit.ly/2kyprLO

   Inscrições abertas para submissão de propostas extensionistas em cultura http://bit.ly/2kyxPL8

   Centro de Idiomas recebe matrículas em quatro câmpus http://bit.ly/2kpO9Lh

   Capes abre inscrições para capacitação online do Portal de Periódicos http://bit.ly/2kpDr7o

Institucional
   Seleção de Aluno Especial http://bit.ly/2jnrihm

Mesa Redonda
   Trabalho Escravo no Mundo Contemporâneo http://bit.ly/2kyegyG

Imagens
   Graffiti é arte em países desenvolvidos http://bit.ly/2j9vl61

Antonio Carlos Ribeiro
Reg. Prof. MTE 7235

Se desejar ler o Jornal UFT Araguaína acesse informativoarag.blogspot.com.br
Para ler os Press Release, clique no http://bit.ly/2c3rnc7

Editorial - Propostas e crises no novo semestre

27.01.2017

Esse semestre parece começar com ofertas de vagas, matrículas, cursos e inscrições - propostas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - muito interessantes para alunos e alunas. Além da mesa redonda ocorrida no dia 26, sobre o Trabalho Escravo como doença social, agravada pela crise política em curso. 

As propostas começam com número razoável de vagas ofertadas para os dois semestres - no caso de Araguaína, serão três - a que se acrescentam as matrículas do Centro de Idiomas, as inscrições para propostas de extensão na área da cultura e para bolsas de doutorado sanduíche na Europa, e a seleção de Aluno Especial.

O quadro cultural também se agravou pela repressão do alcaide da maior capital brasileira que - numa crise intestina - decidiu apagar centenas de metros de arte popular em graffiti, impondo ao moradores o cinzento claro, semelhante ao de sua massa encefálica.

De nada valeram os pedidos e insistências, nem mesmo novas intervenções, a que o meliante não reagiu por falta de cultura. Até porque da Semana de Arte Moderna, realizada na mesma cidade há exatos 95 anos, sequer evocar Osvald de Andrade, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral se pode, rejeitados pelo verniz de insensatez do gestor.

E a notícia triste é a crise de saúde, resultante do Acidente Vascular Cerebral, de Isabel Auler, reitora da UFT, ocorrido em Buenos Aires, Argentina, onde permanece internada.

Reitora Isabel Auler permanece hospitalizada na Argentina

27.01.2017

Bianca Zanella


A reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, foi hospitalizada nesta quinta-feira (26) em Buenos Aires, Argentina, onde viajava, em férias, com o filho. Segundo informações atualizadas durante a madrugada e início da manhã desta sexta-feira (27) por fontes no local, Isabel está em coma induzido após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela permanece em observação médica e seu estado de saúde é grave, porém estável nas últimas horas.

Familiares, colegas e amigos da reitora estão mobilizados com a situação.

Assim que possível divulgaremos novas informações.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Seleção de Aluno Especial

26.01.2017











Graffiti é arte em países desenvolvidos

26.01.2017

foto: humor inteligente

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

UFT oferta 3,3 mil vagas para ingresso nos dois semestres deste ano

25.01.2017

Samuel Lima e Bianca Zanella

Começam nesta terça-feira (24) e seguem até sexta-feira (27) as inscrições para 3.350 vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Sisu, e para participar os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 e obtido nota superior a zero na prova de redação.



Diferentemente dos anos anteriores, em 2017 as inscrições serão feitas no mesmo período, tanto para o ingresso no primeiro quanto para o segundo semestre do ano. Outra novidade é a inclusão do Curso de Psicologia, sediado no Câmpus de Miracema, no processo seletivo que é a principal forma de ingresso nos cursos presenciais adotada na Instituição.

As exceções, segundo esclarece a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), são os cursos de Educação do Campo (câmpus de Arraias e Tocantinópolis) e o Curso de Letras-Libras (Câmpus de Porto Nacional), que continuarão a ter processos seletivos específicos, assim como eventuais vagas remanescentes do Sisu, que são incluídas posteriormente em edital de Processo de Seleção Complementar (PSC) próprio da UFT.

Do total de vagas ofertadas no Sisu 2017, conforme o Termo de Adesão da Universidade, 1.327 vagas são disponibilizadas para ampla concorrência, 348 vagas para ações afirmativas (cotas indígena e quilombola) e 1.675 vagas atendendo à Lei nº 12.711/2012.

O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar computadores nos sete câmpus da UFT, em dias úteis, nos horários e locais especificados no edital.


Datas

De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC) o resultado da primeira chamada regular deve ser divulgado no dia 30 de janeiro, e as matrículas estão previstas para os dias 03, 06 e 07 de fevereiro de 2017. Já a publicação da Lista de Espera está programada para o dia 15 de fevereiro, e as matrículas da 1ª Chamada da Lista de Espera devem ocorrer nos dias 17, 20 e 21 de fevereiro.

Os cursos, número de vagas e o peso de cada disciplina em cada curso constam no Termo de Adesão da UFT à edição 2017 do Sisu. 

Mais informações podem ser obtidas no Edital Prograd nº 05/2017, da Abertura do Processo Seletivo Sisu UFT 2017 e nas Orientações ao Candidato - Para ingresso no 1º e 2º semestres, publicados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

SERVIÇO
Inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a UFT
Número de vagas disponibilizadas: 3.350, sendo
1.327 vagas ofertadas no Sisu - ampla concorrência
348 vagas ofertadas no Sisu - ações afirmativas
1.675 vagas ofertadas no Sisu - Lei nº 12.711/2012

Cronograma
24/01/2017 a 27/01/2017 - Inscrição Sisu - Sistema MEC 
30/01/2017 - Resultado Sisu (1ª Chamada Regular): 
03,06 e 07/02/17 - Matrículas 1ª Chamada Regular - 
15/02/2017 - Lista de Espera
17, 20 e 21/02/2017 - Matrícula 1ª Chamada Lista de espera

Inscrições para bolsas de doutorado sanduíche na Europa se encerram dia 29

25.01.2017

Paulo Teodoro e Cynthia Barreto
   
A Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) informa que estão disponíveis bolsas para doutorandos brasileiros que tenham interesse em passar um período de estudos ou investigações na Europa. As inscrições, que estão na 4ª Chamada, encontram-se abertas e seguem até o dia 29 de janeiro de 2017. As bolsas são ofertadas pela Euro Brazilian Windows + (EBW+) e são destinadas a alunos de Doutorado nas áreas de Artes Criativas ou Engenharia/Tecnologia em qualquer universidade brasileira.

Para se inscrever o candidato deve preencher formulário disponível na página http://ebwplus.up.pt/  e submeter os documentos solicitados. É preciso ficar atento aos pré-requisitos para as bolsas: nacionalidade brasileira; conhecimento suficiente da língua de ensino na instituição de acolhimento ou de Inglês; ser doutorando em uma Instituição de Ensino Superior brasileira; não ter residido, vivido ou realizado a sua atividade principal (trabalho, estudo, etc.) em um país europeu por mais de 12 meses (no momento de candidatura) nos últimos 5 anos e não ter usufruído de uma bolsa Erasmus Mundus para o tipo de mobilidade a que irá concorrer.

A EBW+ se responsabilizará pelas taxas de matrícula na instituição em que o candidato se inscrever, pelos custos da viagem de ida e volta e pelo seguro completo de acidente, saúde e viagem, além de oferecer uma bolsa mensal de 1500 euros aos estudantes. As mobilidades começarão ainda em 2017.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do projeto EBW+, pela página http://ww2.uft.edu.br/internacional, pelo e-mail dai@mail.uft.edu.br ou pelos telefones 63 3232 8103/8078.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Inscrições abertas para submissão de propostas extensionistas em cultura

23.01.2017

Erica Regina e Luana Nunes
  
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), divulgou a abertura das inscrições para apresentação de propostas de ações de extensão na área de cultura, a serem iniciadas em 2017. As propostas devem ser cadastradas por meio da plataforma SigProj, localizada no endereço eletrônico: http://sigproj1.mec.gov.br/.



Para ter acesso ao edital, o proponente deverá ser cadastrado na plataforma SigProj tendo indicado a UFT como Instituição de Ensino Superior (IES) de origem. A proposta deve ser inserida diretamente na plataforma, preenchendo os campos dinâmicos requisitados no sistema, para então submeter ao julgamento. Os alunos que tiverem interesse em propor ações de extensão, devem procurar professores ou técnicos-administrativos que possam cadastrar tais ações sugeridas.

O comitê de Extensão tem o prazo máximo de vinte dias para analisar a proposta, emitir parecer de enquadramento e submetê-lo, no ambiente de consultoria Ad Hoc do SigProj. Após o enquadramento, será encaminhado, via e-mail, parecer informando status e código de cadastro na Proex.

A submissão de propostas pode ser feita até 29 de dezembro de 2017. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos endereços de e-mails: extensao@uft.edu.br e cultura@uft.edu.br. Informações adicionais estão disponíveis no edital de fluxo contínuo nº 01/2017.

A diretora de cultura da Proex, Sandra Rodrigues, falou da importância em realizar o cadastro da ação no SigProj. “O cadastro é o meio de institucionalizar a ação de extensão. Dessa forma, a Proex pode fazer um acompanhamento dos trabalhos, o registro fotográfico, e assim divulgar o projeto. Se não há projetos cadastrados é muito mais difícil levantar orçamento, conseguir verba. A área cultural por si só, já é bem complicada quando se trata de obter recursos”, declarou.

Ampliando as ações de cultura e extensão

Sandra ainda explicou como é feita a divulgação dos projetos de extensão. “Temos o programa de rádio ‘Giro Cultural’, que vai ao ar três vezes por semana, no qual cada semana, um projeto diferente é explorado e divulgado; e temos também a revista Arueira, na qual são divulgadas ações de extensão em outras áreas além da cultura”, concluiu.

O estudante do 4º período do curso de Direito, Gustavo Lópes, é um dos alunos da UFT que sugeriu ação de extensão, e para cadastro da sua proposta, contou com a professora Renata Rodrigues. “Antes de propor o projeto, passei por um processo de observação, e pude perceber muitas dificuldades em relação à prática jurídica, e a partir dessa percepção, procurei a professora Renata para sugerir algo que levasse os alunos para além do escritório modelo, para a prática na comunidade externa, e assim obtermos um alcance social. Acredito que a universidade deve ir além dos muros, e por isso considero importante os projetos que se expandem para um âmbito ainda maior”, disse.


Saiba mais

Edital de Fluxo Contínuo nº 01/2017 - Ações
Extensão - área Cultura
Vigência: 20/01 à 29/12
Mais informações: cultura@uft.edu.br ou (63) 3232-8164

Centro de Idiomas recebe matrículas em quatro câmpus

23.01.2017

Luana Nunes de Souza
   
Os Centro de Idiomas (CI) dos câmpus de Arraias, Araguaína e Gurupi iniciam nesta segunda (23) as suas atividades com a abertura do período de matrícula. Os interessados terão até o dia 17 de fevereiro para se inscreverem nos cursos de inglês, inglês instrumental e espanhol. A previsão é que as aulas tenham início no dia 20 de fevereiro. O CI Palmas também está recebendo matrículas, que seguem abertas até 10 de fevereiro.



A ampliação do Centro de Idiomas faz parte do processo de democratização do ensino de línguas e internacionalização da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Até 2016, somente o câmpus de Palmas oferecia cursos de idiomas por meio do Centro. De acordo com a coordenadora Thelma Lage, os novos CI's farão parte do projeto de proficiência linguística e certificação direcionadas ao ingresso aos diversos cursos de pós-graduação da UFT. "Tal fator será de grande auxílio nas atividades já desenvolvidas pelas coordenações de pós-graduação não só da UFT, mas também de outras instituições da Região Norte do Brasil, dinamizando os processos de seleção dos programas supracitados", afirma.

As turmas serão implantadas de acordo com a demanda de cada câmpus, pois é preciso um número mínimo de oito alunos para que aquele idioma ou nível seja ofertado. As mensalidades custam a partir de R$ 100 (cem reais), e o material didático é cobrado separadamente. 

Para saber mais sobre os cursos, procedimentos de matrícula e valores, o interessado deve entrar em contato com as coordenações locais do Centro de Idiomas:

Serviço

CI Araguaína
Telefone: (63) 2112-2245
email: centrodeidiomas.araguaina@uft.edu.br
matrículas até 17 de fevereiro

CI Palmas
Telefone: (63) 3232-8189
email: centrodeidiomas@uft.edu.br
matrículas até 10 de fevereiro

CI Arraias 
Telefone: (63) 3232-1531
email: centrodelinguas.arraias@gmail.com
matrículas até 17 de fevereiro

CI Gurupi
Telefone: (63) 3111-3536
email: centrodeidiomas.gpi@uft.edu.br
matrículas até 17 de fevereiro

Capes abre inscrições para capacitação online do Portal de Periódicos

Luana Nunes

Estão abertas as inscrições para capacitação online de usuários que tem interesse em conhecer, ou aprimorar conhecimento, a biblioteca virtual do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O treinamento já tem calendário para o ano de 2017, e as aulas são dividas por áreas do conhecimento, de segunda a sexta-feira.  O principal objetivo da ação é atender cada vez mais usuários do Portal, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações.



A inscrição deve ser feita na página do Portal de Periódicos da Capes, realizando ou criando login em Meu Espaço. Na área de Treinamentos, o interessado encontra as turmas com inscrições abertas e realiza a inscrição naquelas que considerar adequada. Em seguida, o participante recebe um e-mail com instruções de acesso e recebe o link da sala de aula virtual. Cada aula tem duração de 3 horas.

De acordo com o diretor do sistema de bibliotecas (Sisbib) da UFT, Edson Oliveira, os treinamentos de uso do Portal de Periódicos da Capes e suas bases, ofertado de forma online e gratuita aos usuários, qualifica muito a produção da instituição, seja dos acadêmicos, docentes ou técnicos. "Este calendário anual proporciona o planejamento para que a comunidade possa se programar, de acordo com sua área de conhecimento ou outras áreas de interesse, melhorando ainda mais o acesso de qualidade ao portal", finaliza.

domingo, 22 de janeiro de 2017