terça-feira, 30 de maio de 2017

Novos profissionais precisam combinar conhecimento, habilidade e atitude, afirma professora em curso de Metodologia Ativa

30.05.2017


Daniel dos Santos

Estudantes das áreas de saúde participam da oficina de Metodologia Ativa (Foto: Arquivo)

Com a proposta de romper com os padrões das metodologias de ensino tradicionais e implementar ideias inovadoras, a professora Rosângela Minardi Mitre Cotta ministrou curso de Metodologia Ativa para professores dos cursos da área de saúde na UFT no Câmpus de Palmas: Nutrição, Enfermagem e Medicina. O curso ocorreu de 28 a 30 de maio. No dia 30 ainda foi ministrada oficina para os estudantes dos mesmos cursos.

Rosângela explica que que os novos profissionais precisam combinar diferentes competências
(Foto: Daniel dos Santos)

Rosângela é docente do Doutorado Interinstitucional (Dinter) UFV - UFT de Ciências da Nutrição e co-autora dos livros “Políticas de Saúde: desenhos, modelos e paradigmas” e "Portfólio Reflexivo: método de ensino, aprendizagem e inovação”. Ela explica que as diretrizes internacionais exigem um novo perfil profissional pra enfrentar os desafios atuais da sociedade.

“Também temos um novo perfil de estudantes. O processo de aprendizagem precisa tirar o foco do professor para o estudante, que vai aprender a buscar as soluções para os problemas reais que ele é capaz de identificar”. A professora acrescenta que os novos profissionais precisam combinar diferentes competências: conhecimento, habilidade e atitude. “Os profissionais precisam da capacidade de reconhecer contextos sociais, culturais e questões éticas”, disse.

A professora Renata Junqueira, do curso de Nutrição e coordenadora do curso de Especialização em Saúde Pública, participou do curso e avalia como isso pode contribuir para a atividade docente. “São diferentes métodos que se destacam dos métodos tradicionais. Vimos como as nossas práticas podem se transformar em novas práticas”.

A estudante Érica Patricia Laranjeira, do quarto período de Nutrição, participou da oficina e destaca que existe o desafio e a necessidade em aprender com o novo. “Como futura nutricionista, acho que a metodologia ativa terá um papel fundamental na minha vida como um pensamento cuidador: colocar-se no lugar do outro, ter atitude ética e moral, comprometimento social e saber respeitar as culturas, as pessoas como elas são e as diferenças”.

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