quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Comunicações Científicas

09.11.2017

Matheus Pires Cardoso

Uma das oportunidades que a SEMAT está oferecendo aos alunos do Curso de Matemática e toda a comunidade acadêmica é a integração do uso de tecnologias no ensino. A atividade é parte da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática. O minicurso de NetLogo que ocorreu no segundo dia do evento foi apresentado pelos discentes do quarto período de Matemática.

(Foto: Victor Wender/UFT)

A linguagem de programação é simples e atrativa quando compreendida com todas as suas ferramentas. Para iniciar esta breve aventura no mundo da programação, foi explanada toda a questão histórica do programa. Em seguida os alunos foram instruídos a fazerem pequenas investidas nas ferramentas do programa como um primeiro contato. Uma ferramenta que pode auxiliar na aprendizagem e também no ensino.

O programa tem uma finalidade básica que é a construção de simulações que podem resolver problemas físicos e sociais, além de desenvolver jogos simples como Pac-Man. A ferramenta trabalha com apenas quatro agentes, responsáveis por compor e reger toda a simulação que o usuário deseja construir. E com abas e ferramentas que são facilmente compreendidas, podemos citar a barra de comando pela qual é possível dar ordens aos agentes para que realizem algo na interface inicial do programa.

Em seguida à explanação introdutória, foram apresentados modelos que já estavam prontos, um dos quais se assemelhava a uma calculadora que apenas realiza divisões, na forma de fração em que os usuários podem definir o numerador e o denominador, e o programa responderia informando até a décima nona casa decimal.

Outro modelo apresentado estuda a contaminação do vírus HIV, em que as variáveis responsáveis para a compreensão do modelo poderiam ser modificadas pelos usuários. E por último, os alunos inscritos no minicurso foram convidados a criar um modelo que seria um aquário com peixes e tartarugas que se movimentaria na interface do programa e poderia ter cores diferentes.

Mais adiante o mesmo modelo foi realizado, mas de uma forma um pouco mais complexa. O minicurso foi dirigido pelos discentes Aico Alves de Oliveira Silva, Bruno Neres da Silva, Lara Borges Vieira e Matheus Pires Cardoso, graduandos de matemática que já haviam ministrado curso sobre o programa. No entanto como trabalho avaliativo para a disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação, um  programa que remete à temática do evento uma vez que programação e tecnologias da Informação fazem parte da cultura digital.

0 comentários:

Postar um comentário