quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Formação em tempos de resistência

08.11.2017

Antonio Carlos Ribeiro

A conferência do professor Nilson de Souza Cardoso, a primeira ministrada na abertura da quarta edição do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SIEPE) da Universidade Federal do Tocantins, integrando os câmpus de Araguaína e Tocantinópolis se constituiu um libelo da resistência pedagógica e institucional aos tempos de desmonte do Estado de Direito, do qual a educação é base fundamental.

(Foto: Victor Wender)

O jovem conferencista da Universidade Estadual do Ceará, fala com sorriso nos lábios e só se exaspera quando se refere à desconstrução do sistema educacional brasileiro, a respeito da qual faz denúncias e apresenta soluções que, conquanto viáveis, exigem apoio e esforço de quem sucumbe ao golpe, diante da impossibilidade de vencer pelo voto. E alinha as seguintes ênfases.

'Qualidade de aprendizagem depende da qualidade do trabalho do professor', afirmação cercada de evidências - não convicções - de que o professor é o fator de maior peso na determinação do desempenho dos alunos. Por isso ele é o mais visado pela política educacional quando não se quer o avanço cultural, político e social das classes que tiveram sua ascensão interrompida.

Segundo o conferencista, ao diagnosticar a situação,  saltam aos olhos os resultados insuficientes dos estudantes, que aumentam as desigualdades, a baixa qualidade de formação dos professores, os currículos extensos mas sem ofertas de atividades práticas e poucos cursos com aprofundamento da formação na educação infantil e o ciclo da alfabetização, e estágios curriculares sem planejamento e sem vinculação clara com as expectativas.

A partir deste pano de fundo, Cardoso apresenta a proposta da Residência Pedagógica, na qual se possa alcançar:
- A indução da melhoria da qualidade na formação inicial;
- A modernização do PIBID;
- A formação em serviço ao longo da graduação, com ingresso após o segundo ano;
- A adesã de instituições formadoras - convênios com redes;
- A avaliação periódica dos alunos; e
- A oferta de 80 mil bolsas.

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