quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Robótica Educacional

09.11.2017


Daniel Alves

Os participantes da XIV Semana Acadêmica da Matemática e V Encontro Regional de Educação Matemática (XIV SEMAT e V EREM), especialmente os inscritos no minicurso Robótica Educacional, que viveram uma experiência única e digna de  retorno à infância. Ainda que por algumas horas, pelos desafios que foram lançados aos participantes.

(Foto:  Victor Wender/UFT)

Ministrada pelos professores Fernando da Costa Barbosa e Deive Barbosa Alves, o minicurso de Robótica deu a oportunidade aos que participaram de montarem seu próprio robô com peças de LEGO. A animação era grande ao seguir as instruções atentamente para que o protótipo saísse perfeito.

(Foto:  Victor Wender/UFT)

Depois de muitos “Terminamos, e agora?”, “Que nome nós iremos dar a ele?” ou “Pode ligar?”, o professor lançou um desafio a todos: com ajuda do computador, teriam que programar o robô para se deslocar certa distância. Todos animados foram em busca da solução, apesar de impressionados com o funcionamento do robô pelos comandos programados e repassados ao protótipo por cabo USB, e ao ver as soluções ainda mais criativas.

(Foto:  Victor Wender/UFT)

A maioria mediu a distância com ajuda de uma fita métrica, calculou o tempo em que o robô se deslocava a certa distância, utilizou os conceitos da circunferência calculando seu raio e o comprimento da mesma, mediu a distância e foi pela tentativa e erro.

(Foto: Victor Wender/UFT)

Depois de terminado o primeiro desafio com muita euforia e animação pela conquista de se obter os resultados desejados, o professor Fernando apresentou um segundo desafio. Desta vez o robô não deveria apenas se deslocar, mas também realizar um giro de noventa graus, e seguir adiante. Aconselhando os alunos a encontrarem soluções por meio de conhecimentos já adquiridos.

(Foto: Victor Wender/UFT)

No caso deste desafio os alunos teriam que trabalhar com setores, pois teriam apenas cinco minutos para realizá-lo. Pareceu complicado no começo, afinal todos teriam que tentar entender como se utilizar dos conhecimentos sobre setores para que pudessem programar o robô, mas a maioria dos grupos conseguiu realizar a tarefa seguida de muitas comemorações.

Muito além de uma aula de Robótica o minicurso possibilitou aos que participaram uma reflexão sobre os modos pelos quais se pode ensinar determinados conteúdos, aprender com desafios juntamente com a robótica torna o estudo mais agradável e tornar os conceitos matemáticos compreensíveis, tornando-os objeto de desejo do aluno. Assim, ele entenderá que buscar soluções por meio da matemática será o caminho mais curto, ao invés de fazê-lo pela tentativa e erro.

E conhecer novas metodologias de ensino que integrem as Tecnologias da Informação e Comunicação é um dos objetivos que SEMAT 2017 cumpriu de forma satisfatória.

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