segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Desafios para se ensinar na diversidade

27.11.2017


Aico Alves de Oliveira Silva

A palestra “Afinal, o que são síndromes, transtornos e deficiências? Os desafios para se ensinar na diversidade” foi ministrada pela professora Leane Reis de Sousa, especialista em Neuropedagogia-DRE-Araguaína e coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína.



A docente expôs as principais características e as diferenças entre síndromes, transtornos e deficiências, baseada em seu trabalho cotidiano, com o objetivo de proporcionar aos futuros professores uma visão mais ampla e esclarecida sobre os possíveis desafios que eles poderão encontrar.

A apresentação da professora mostrou detalhadamente o conhecimento aos ouvintes, possibilitando visualizar as fotos e ilustrações. O que mais chamou a atenção dos alunos foi o momento em que a professora mostrou algumas características do cérebro humano, como o teste do quociente de inteligência (QI) dentre outros fatos.

A professora explicou como funcionam os hemisférios cerebrais, destacando suas características mais específicas. O hemisfério direito é mais sintético, não racional e intuitivo; o esquerdo, por sua vez, é mais analítico, racional e lógico.

A professora distribuiu um questionário aos participantes relacionado ao assunto supracitado para poder identificar as suas preferências hemisféricas  de acordo com a personalidade de cada um.

À tarde, houve a palestra de Maria Luiza Saraiva, especialista em educação especial DRE-Araguaína e da APAE, falando sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou simplesmente Autismo. Mostrou também que esse tipo de transtorno está na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a saúde (CID-10) e suas principais características.  
    
A professora Maria Luiza apresentou seu trabalho e as diferentes maneiras de realizá-lo, relacionando suas experiências de profissional e mãe, contando com a colaboração da enfermeira da escola. Mãe de autista, falou da experiência com seu filho, dos anos iniciais à idade adulta, despertando a atenção dos participantes.

Ao final da palestra, expôs vídeos dos trabalhos desenvolvidos, para que os participantes se familiarizem com a realidade vivida na associação. O público dirigiu perguntas de esclarecimento do assunto à professora. Como a palestra foi direcionada à alunos dos cursos de licenciatura, a expectativa é que os futuros profissionais tenham subsídios para atuar diante dessa diversidade de situações apresentadas.

Essas palestras surgiram da iniciativa da professora Claudenice Brito em parceria com a APAE, para mostrar a diversidade de alunos em sala de aula, frente à qual os futuros professores devem estar preparados.

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