sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Certificação de páginas da UFT passa por modificação

03.02.2017

Daniel dos Santos
   
Desde o fim de janeiro os principais navegadores de internet deixaram de reconhecer alguns certificados gratuitos de navegação. Com isso, diversos sites governamentais deixaram de ter acesso direto em áreas que exigem login. No caso da Universidade Federal do Tocantins, o problema afetou as páginas de acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Sistema de Login Único (SLU).

A solução imediata providenciada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) para manter o site navegável foi a implantação do certificado auto-assinado. Neste caso, o navegador alerta que o site pode não ser seguro e o usuário precisa marcar manualmente que deseja seguir no site, como explica o diretor de Tecnologia da Informação, Juliano Rios. “Esse alerta preocupa os usuários porque passam a acreditar que seus dados pessoais estão em risco. Na verdade, são os navegadores que reconheciam esses certificados de segurança até pouco tempo atrás e agora optaram por não reconhecê-los mais. As páginas continuam seguras”.

Enquanto isso, como solução definitiva, a UFT já está em processo de adesão ao serviço de certificação digital e chaves de segurança ofertado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização da qual a UFT é conveniada. A estimativa para que a solução definitiva seja estabelecida é para breve.

Como proceder para acessar as páginas?

Para acessar as páginas, agora são necessários dois cliques para que apareça a área de digitar o login, como indicados nas imagens abaixo pelas setas vermelhas.

Alerta 1

Alerta 2

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