sábado, 14 de janeiro de 2017

Escritas divulga chamada de publicação

14.01.2017

O Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Junior e a Profª Drª Rosária Helena Ruiz Nakshima, editores de Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, divulgam o presente Dossiê, Ensino de História: "A História na Sala de Aula", é concebido a partir da crescente necessidade de ampliar as discussões sobre a História em sua relação com o ensino, em especial, as pesquisas articuladas aos saberes docentes na sala de aula.


Pensamos no dinamismo da História e do Ensino de História à medida que consideramos professores e alunos como sujeitos do conhecimento histórico. Conforme Silva e Fonseca (2007 p.63-64): “É nas relações entre professores, alunos, saberes, materiais, fontes e suportes que os currículos são, de fato, reconstruídos”.

A fecundidade da História está, justamente, na capacidade de retomar aspectos do passado numa outra perspectiva. Esperamos artigos que contemplem o complexo universo da sala de aula, sejam para tratar sobre processos, dinâmicas, estratégias de ensino, procedimentos didáticos e/ou questões relacionadas ao ensino de História na Educação Básica e Superior.

Nesse sentido, a Revista Escritas convida os pós-graduados, mestres - em especial os do PROFHISTÓRIA - e doutores que investigam as dimensões do ensino de História no Brasil Contemporâneo, com enfoque no ensino e aprendizagem de História no espaço escolar, a submeterem seus artigos para avaliação e possível publicação.

Esta edição será Organizada por Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ-PPGHIS e FGV) e Vera Lúcia Caixeta (UFT)

Os textos deverão ser enviados eletronicamente pela plataforma da Revista Escritas (https://sistemas2.uft.edu.br:8004/index.php/escritas/announcement/view/97). O prazo é 10 de agosto de 2017.

0 comentários:

Postar um comentário