sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Fórum das Licenciaturas debate Política na Educação e Diversidade na Sociedade

11.11.2016

Antonio Carlos Ribeiro

Araguaína - O III Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins - UFT, realizado na manhã de 10 de novembro no auditório da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO, levantou a questão da Política na Educação Brasileira associada à discussão dos currículos e às ações fundamentais.

Prof. José Manoel dá as boas-vindas a docentes, discentes e convidados
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

A abertura do Evento foi presidida pelo Diretor do Câmpus de Araguaína, Prof. Dr. José Manoel Sanches da Cruz, que saudou os participantes das licenciaturas e os representantes do movimento de ocupação, e propôs um manifesto político diante da crise da educação. 

A Pró-Reitora de Graduação, Profª Drª Berenice Feitosa da Costa Aires, lembrou que os ocupações devem ser visíveis para a sociedade mas geram impactos na crise e consequências na reposição das aulas e periodização do calendário universitário.

A Profa Elba Barretto discorre sobre a relação entre políticas de educação e currículo
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

A mesa redonda 'Políticas de formação docente e a diversidade na educação básica', coordenada pela Profª Drª Rosária Helena Ruiz Nakashima, teve a participação da Profª Drª Elba Siqueira de Sá Barretto (USP), que historiou as políticas de educação no Brasil entrelaçadas com as políticas de currículo. 

    A Profª Anna Benite sintetiza os enfrentamentos e conquistas do movimento nos últimos séculos
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT)

E da Profª Drª Anna Maria Canavarro Benite (UFG), que discutiu o conjunto de avanços do movimento negro -  da diáspora africana até as lutas pela diversidade - incluindo o papel da 'Ciência' na invenção do racismo e a resistência da sociedade ao multiculturalismo.

0 comentários:

Postar um comentário