segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Práticas seguras no uso de medicamentos é um dos benefícios da Comissão de Farmácia do HDT/UFT

26.09.2016

Daianni Parreira

A Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (CFT/HDT/UFT) contribui para o bom funcionamento do setor farmacêutico de diversas formas, refletindo no atendimento mais qualificado ao usuário do hospital. A promoção do uso racional de medicamentos, elaboração de protocolos clínicos de tratamento, atividades de educação em saúde, são alguns dos benefícios trazidos pela instituição da comissão.

A CFT foi publicada no Boletim da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) Nº 194 do dia 29 de agosto de 2016. É uma instância multiprofissional, de natureza consultiva, deliberativa e educativa dentro do hospital, com a finalidade de conduzir os processos de padronização, monitoramento  no uso de medicamentos,  orientação quanto ao preparo e armazenamento dos mesmos, assessoramento à equipe quanto as apresentações comerciais disponíveis, mensuração da atuação farmacêutica , dentre outras. O farmacêutico Paulo Vinícius Lopes de Sousa e a médica Alexssandra Rossi  assumiram a presidência e vice-presidência da comissão.

Membros titulares durante primeira reunião da Comissão de Farmácia e Terapêutica do HDT/UFT
(Foto: Daianni Parreira)

O chefe do setor de farmácia, Euclides Bonamigo Júnior explica que com a criação da CTF, ele e sua equipe pretendem promover uma otimização  dos  serviços  de saúde  prestados pelo HDT/UFT. “A começar pelas ações de assessoramento terapêutico, promoção de estudos para utilização dos medicamentos, criação do Manual de diluição, criação da lista de medicamentos padronizados e o Guia Fármaco Terapêutico, entre outras atividades que visam favorecer o bom funcionamento do departamento”, pontuou.                                                                         
A farmácia do HDT/UFT tem suas atividades voltadas para o hospital especializado, sendo disponibilizados a atenção farmacêutica para o serviço ambulatorial e hospitalar através de um  tratamento humanizado buscando atender as necessidades de cada paciente. Estão cadastrados os atendimentos aos programas de tuberculose; tuberculose resistente; hanseníase; DST/AIDS; doenças oportunistas; malária; doença de chagas; micoses sistêmicas; leishmaniose; soros antiofídicos e vacina antirrábica.

Farmacêuticos e técnicos durante capacitação para o Sistema MV 2000 (Foto: Arquivo/HDT/UFT)

Capacitação: Na tarde da última quarta-feira (21) foi realizado treinamento do Sistema MV 2000, módulo estoque para controle e gestão do estoque para os farmacêuticos e técnicos, com o objetivo de alinhar o conhecimento entre os colaboradores. Foi apresentada e divulgada a lista de medicamentos padronizados e os formulários para Inclusão de medicamentos e compra de medicamentos não padronizados.

Transcrito de http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/16752-praticas-seguras-no-uso-de-medicamentos-e-um-dos-beneficios-da-comissao-de-farmacia-e-terapeutica-instituida-no-hdt-uft

0 comentários:

Postar um comentário