sábado, 8 de julho de 2017

Editorial - UFNT já tem Relatório e Parecer da Comissão de Educação

08.07.2017

A divulgação do Relatório e Parecer da Deputada Federal Josi Nunes, Relatora do Projeto de Lei 5274/2016 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, esta semana, faz avançar o processo de criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

A primeira a aprovar relatório e parecer é a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP). A segunda, a Comissão de Educação CE), que debateram o mérito. Faltam a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), que analisa a dequação financeira e orçamentária; e a Comissão de Constituição, Justica e de Cidadania (CCJC), que examina a constitucionalidade e juridicidade.

Os dois campi que se desmembram da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e se unem para fomar a UFNT são os de Araguaína e Tocantinópolis. A Comissão de Criação da UFNT tem trabalhado arduamente, da proposta à Audiência Pública, com a participação de discentes, docentes, diretores, e autoridades políticas da região.

O surgimento de emenda que agregava outros campi  provocou reações e nova rodada de negocições, que resultaram na proposta de inclusão dos municípios de Guaraí e Xambioá, pela aceitação parcial da Emenda 1/2017-CE.

Agora é aguardar a aprovação na CE, remeter o PL às Comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição, de Justiça e de Cidadania. As comunidades acadêmicas vivem a expectativa da conclusão e implementação.

Até aqui chegamos!

0 comentários:

Postar um comentário