segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

PPGDire recebe Projeto Vivências Amazônicas (UnB)

04.12.2017

Miguel Pacífico Filho

O Curso de Mestrado em Demandas Populares e  Dinâmicas Regionais (PPGDire), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína,  recebeu o Projeto Vivências Amazônicas, da Universidade de Brasília (UnB), neste fim de semana em Araguaína e Babaçulândia. Professores(as) e alunos do Projeto Vivências Amazônicas foram acolhidos por professores(as) e alunos do PPGDire e do Núcleo de Desenvolvimento e Práticas Sociais (NUDEPS) no Câmpus Araguaína.




O Projeto Vivências Amazônicas é organizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAz), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) e Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB). O grupo de 45 pessoas, era composto de dois professores e os alunos de graduação e pós-graduação de áreas de formação como sociologia, comunicação, geografia e ciências sociais.

Entre os objetivos do Vivências Amazônicas estão ofertar aos alunos e professores a possibilidade de vivenciar as muitas questões sociais presentes na Amazônia, a partir da escuta de lideranças de movimentos sociais e de comunidades tradicionais, presentes e atuantes na região amazônica. E também para conhecer as experiências de ensino, pesquisa e extensão de universidades localizadas na Amazônia legal, a saber, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).



Em Araguaína foram desenvolvidas atividades como a apresentação do Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), no auditório do Bloco C do Campus Cimba, seguida da visita à Unidade da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) na manhã do domingo, dia 3.



O Projeto Vivências Amazônicas com passagem nesta região no período entre 2 e 17 de dezembro, durante o qual estarão visitando cidades do Tocantins, Pará e Mato Grosso, como indicada na p. 4 do folder. No período vespertino foi realizada visita à Via Lago e à orla do município de Babaçulândia, momento que propiciou discutir as recentes opções do poder público na região norte e suas influências nas dinâmicas regionais.

0 comentários:

Postar um comentário