quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Mãos Livres: Conversação em Libras

22.11.2017


Álvaro José da Silva Fonseca

O Curso de Extensão Mãos Livres: Conversação em Libras foi ofertada pelo Curso de Tecnologia em Logística, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, e coordenado pelo servidor Álvaro José da Silva Fonseca. 

O curso foi idealizado pela acadêmica Mayanne Gomes, que é surda e fluente em Libras. A equipe do Serviço Integrado Multiprofissional e Interdisciplinar de Assistência Estudantil (SIMAE) foi fundamental para a realização da ação.



Duas turmas foram formadas na realização do Curso. As aulas da primeira turma iniciaram-se no período de 5 de abril a 31 de maio, que contou com 25 inscritos e foi conduzida pela própria Mayanne Gomes. Na segunda turma, as aulas foram ministradas de 2 de junho a 22 de novembro, contando com 30 inscritos e foi conduzida pela servidora Ester Fernandes, intérprete de Libras da UFT.

Do total de participantes no curso, 45% eram alunos de diversos cursos de graduação do Câmpus de Araguaína, 14% de professores, 34% de técnicos e 7% de pessoas da comunidade externa. Os encontros aconteceram às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30. A expectativa é que o projeto possa continuar em 2018,  e desta vez como uma ação permanente dentro do Câmpus de Araguaína.

O curso teve como objetivos promover um espaço de interação falantes-surdos através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), reforçar a cultura surda no Câmpus, estimular a utilização da Libras no contexto universitário, e fomentar o aperfeiçoamento dos servidores que atuam com esse público.

0 comentários:

Postar um comentário