sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Editorial - PPGDire debate Didática e Ensino

24.11.2017

O Programa de Pós- Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) faz um grande avanço ao debater temas como Didática e Ensino, como ocorreu de 21 a 22 de novembro. Mesmo que a maioria dos cursos do Câmpus de Araguaína sejam licenciaturas, esses temas nem sempre se mostram como matriciais nestes cursos, surgindo eventualmente nas Semanas Acadêmicas.

Para o câmpus é significativo saber como surge uma proposta 'exótica' como a 'Escola Sem Partido'. Nessas situações é que se destacam as limitações da proposta, as contradições legais impostas pela votação de lei sem terem sido suficientemente debatidas pela sociedade.

O modo autoritário de apresentá-las e a forma como são impostas por setores conservadores, que surgem do anonimato, dispensando a necessária reflexão à sociedade brasileira. O conflito que aparece entre pessoas dos cursos de licenciatura é quase um escândalo - para quem parecia ter perspectivas da educação crítica, democrática, libertadora e contra-hegemônica, de Freire - e por isso surpreendem.

Desperta a atenção dos alunos para aspectos da educação tradicional e tecnicista, cuja marca é a formação de cidadãos com pouco criticidade, autonomia e liberdade. Do mesmo tipo que o modelo capitalista agressivo interessado apenas em explorar.

Modelo ainda tradicional e danoso para a civilização é o das escolas militares, que moldam comportamentos nacionalistas, patrióticos, e ainda dependentes de conceitos como hierarquia e meritocracia, necessários às relações de dominação e controle.

As experiências de escolas que têm propostas inovadores - mesmo com poucos recursos - como as vinte das melhores escolas do país, que propõem formas alternativas de educação. E por último, as escolas montessorianas, que estimulam a subjetividade e liberdade, sempre baseadas na liberdade dos educandos.

0 comentários:

Postar um comentário