sábado, 5 de agosto de 2017

Curso Avançado de Observação Astronômica atrai alunos e interessados

05.08.2017

Antonio Carlos Ribeiro

Aprender a manusear telescópios, localizar e observar objetos astronômicos com planetas, estrelas, aglomerados, galáxias, entre outros, são os objetivos do Curso Avançado de Observação Astronômica, coordenado pelo professor Luis Juracy Rangel Lemos, dos cursos de Física e Geografia, da UFT-Araguaína.

"A proposta dos cursos de observação astronômica e da disciplina de astronomia que estou ministrando às terças-feiras de tarde, tem atraído interessados e alunos", garante o professor.

Observação astronômica no Parque Cimba, na R. Dois de Julho, 912, bairro da Cimba, Araguaína
(Foto: Juracy Rangel/UFT)

Ele explica que o propósito é ensinar a manusear o telescópio, ajudando alunos e interessados a localizar objetos com certa facilidade. As aulas têm sido ministradas entre segunda e quinta-feira, e o curso está aberto a todos os públicos.

O projeto do II Curso de Observação Astronômica será cadastrado no sistema SIGPROJ, ligado à Coordenação de Apoio a Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), para que os participantes recebam certificado com registro de horas-aula, já que o primeiro realizado no ano passado.

Nas aulas ministradas no campus, "no momento usamos apenas dois telescópios, emprestados pelo Curso de Geografia, para as aulas. Notei que para termos uma aula proveitosa não podemos trabalhar com mais de dois alunos por telescópio, consequentemente, o número máximo de alunos por horário é quatro, e por encontro é oito", informou. As aulas estão sendo no terreno ao lado do Bloco H.

O mesmo curso, gratuito e com direito a certificado, foi ministrado pelo Clube de Astronomia Sophia Brahe pelo astrônomo profissional José Sergio Silva Cabrera, pesquisador do Instituto de Astronomía, da Universidad Nacional Autónoma de México (IA-UNAM), que se encontra de passagem por Araguaína.

O curso realizado na Unidade Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), local escolhido devido à poluição luminosa mínima, teve transporte da UFT para participantes e professores. Saímos às 18h. da UFT/Cimba e retornaremos da UFT/EMVZ às 21h20.

0 comentários:

Postar um comentário