sábado, 29 de abril de 2017

Editorial - o Informativo e sua contribuição para o câmpus e os habitantes de Araguaína

29.04.2017

Durante esses quatorze anos de criação da Universidade Federal do Tocantins, temos observado um grande avanço nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tanto no que se refere à quantidade como na qualidade. Por mais que a Universidade tenha dispensado esforços no sentido de tornar públicas as suas ações, a estrutura multicampi termina comprometendo a divulgação dessas ações.

Araguaína, por ser o maior câmpus do interior, vem intensificando a cada dia sua política de incremento à pesquisa e à extensão em seus cursos, sempre primando pela melhoria da qualidade do Ensino, com a criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação. Esse crescimento vai demandando iniciativas que promovam o câmpus junto à comunidade interna e externa, aumentando sua credibilidade e criando um veículo que estreita esse relacionamento com a sociedade.

A nova gestão, iniciada em agosto de 2016, procurando dar mais visibilidade às atividades acadêmicas e aproveitando o potencial de professores e estagiários dos programas de Pós-Graduação, instituiu o Informativo Araguaína, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, a atuação editorial do Estagiário pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Letras, Antonio Carlos Ribeiro e a atuação do Desenvolvedor Web Augusto César Ferreira Barbosa.

A primeira edição do Informativo Araguaína veio a público em 16 de agosto de 2016, e nesta edição conseguimos atingir a marca de mais 100 mil visualizações das matérias publicadas. Esse número, atingido em tão pouco tempo, demonstra a autonomia da nossa comunidade acadêmica de falar a partir do campus, de falar de nós mesmos e das conquistas dos diversos colegiados de graduação, dos programas de mestrado profissionais e acadêmicos, de doutorado e pós-doutorado, conquistando autonomia informativa ao publicar suas próprias notícias.

Desse modo, o Informativo Araguaína tem se constituído não apenas numa eficiente ferramenta de divulgação e publicização das atividades desenvolvidas aqui, atraindo os mais diversos olhares de pessoas da cidade, do Estado, do país e do mundo a respeito dos avanços alcançados na cidade de Araguaína e sendo instrumento da construção da própria identidade do câmpus.

Nessa edição que comemora as mais de cem mil visualizações, na qualidade de Diretor dessa unidade, quero parabenizar à Coordenação do Projeto, ao coordenador, ao editor, ao desenvolvedor Web e a todos os colaboradores desse empreendimento acadêmico, pela valiosa contribuição no registro de nossa memória acadêmica, marcando assim, um novo tempo na trajetória deste câmpus, que a cada dia vem se constituindo - dentro das condições que as circunstâncias políticas, sociais e históricas lhe possibilitam - num espaço de elevação do nível intelectual dos habitantes da cidade de Araguaína e região, condição essencial para a edificação dos homens e das mulheres, enquanto sujeitos sociais e enquanto profissionais qualificados para a vida e para o mundo do trabalho. 

Prof. Dr. José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro
Diretor do Câmpus de Araguaína

0 comentários:

Postar um comentário