quinta-feira, 27 de abril de 2017

5ª Tropeada de Muladeiros do Norte do Tocantins

27.04.2017


Caroline Peixoto (Cenário Rural)*

Hoje, 5º dia de viagem, os tropeiros chegam a 130 km em cima do lombo de seus muares. Nesse momento cada participante lembra de suas famílias, negócios, responsabilidades, tarefas, deixados por um momento de lado, para firmação do compromisso de uma tradição passada de geração à geração com muita fé e amor.

Os muares, animais de grande importância na história do Brasil, nunca poderão ser esquecidos. Graças ao trabalho de burros e mulas, o Brasil cresceu, evoluiu e se desenvolveu sobre o lombo dos resistentes burros e mulas, foram transportados alimentos e mercadorias diversas.

“A Tropeada dos Muladeiros é uma revitalização da cultura do tropeirismo, na qual, os participantes revivem as dificuldades passadas por seus pais, avós, parentes e amigos para povoar nosso estado”, diz Leandro Lopes, um dos comissários responsáveis pela organização do evento.

O trajeto se deu início na fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Darcinópolis, e a previsão de chegada acontece nesta sexta-feira, 28 de Abril, na fazenda Gurupi, próximo a Augustinópolis. O encerramento acontecerá no sábado, dia 29 de Abril, com desfile de Muares pelas principais ruas e avenidas de Augustinópolis.  Após o desfile, acontece a famosa queima de alho e diversas homenagens no Parque de Exposição Dilson Martins de Oliveira.

Traçar um trajeto de 160 km no lombo de um animal, debaixo de sol ou chuva, descreve o amor pela terra; amor por uma tradição de um povo guerreiro, que luta para não deixar cair no esquecimento de nossa geração futura, a luta daqueles que no decorrer de anos construíram nossa morada.


Leandro Lopes – Um dos comissários responsáveis pela organização do evento

*Caroline (Cenário Rural) é jornalista e tem parceria de trabalho com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) 

Transcrito de http://www.cenariorural.com.br/2017/04/27/5a-tropeada-de-muladeiros-do-norte-do-tocantins/

0 comentários:

Postar um comentário