sábado, 21 de outubro de 2017

Editorial - 500 anos da Reforma Protestante

21.09.2017

O lançamento e obliteração do selo alusivo à Reforma Protestante pelos 500 anos da Reforma Protestante na Universidade Federal do Tocantins (1517-2017), ecoará ainda mais fortemente quando tocarem sinos e órgãos, e corais cantarem hinos de louvor em 31 de outubro. 

Haverá alegria e corações jubilosos pelo novo tempo e o transcurso de meio milênio do movimento reformador, em que - especialmente o povo pobre - não mais venderia os poucos pertences para comprarem indulgências e conseguirem acesso à salvação. 

O movimento começou com um ato corajoso de um monge da ordem dos agostinho pretos (cor da batina), Doutor em Teologia e Professor de Bíblica na recém-criada Universidade de Wittenberg, na Saxônia do Príncipe Eleitor Frederico, o Sábio.

Um libelo contra a compra de indulgências para o perdão dos pecados e sua divulgação na porta da Schlosskirche (Igreja do Palácio) em 31 de outubro de 1517, seria lido nas missas de Todos os Santos (01.11) e Finados (02.11), frequentadas por Clero e  Nobreza.

Isso fez que o século XVI iniciado com uma só Igreja, a Católica, terminasse com o acréscimo das Igrejas Luterana, Reformada e Anglicana.

0 comentários:

Postar um comentário