quarta-feira, 18 de outubro de 2017

HDT-UFT leva assistência médica ao Assentamento Rio Preto na ação nacional Ebserh Solidária

18.10.2017

Daianni Parreira

Localizado no município de Araguaína (TO), há uma distância média de 100 km do centro da cidade, o Assentamento Rio Preto é o local escolhido para receber assistência médica e ações educativas dos profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). A ação, intitulada “Ebserh Solidária” será realizada no dia 10 de novembro nos 39 hospitais federais filiados à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).



As atividades do HDT-UFT contam com a parceria da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araguaína, e ocorrerá na Escola Municipal José Nogueira. Serão ofertadas 30 consultas de dermatologia, 96 consultas de clínica médica/infectologia, 60 consultas de pediatria, 50 testes rápidos de sífilis e 15 de hepatites com aconselhamentos, além de ações educativas com abordagens sobre doenças infectocontagiosas e higiene bucal. Os atendimentos vão seguir uma triagem realizada pela equipe de saúde da família que atende nessa localidade.

O superintendente José Pereira Guimarães Neto, reforça o principal objetivo da ação. “Esperamos que a população triada com algum dos agravos trabalhados possam ser adequadamente avaliadas, encaminhadas e tratadas em algum serviço de saúde de referência, contribuindo para que haja a integralidade no cuidado ofertado em Rede para esta população”, disse.

Já o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, destacou a importância da ação. “Além de campo de prática para o ensino, para a pesquisa e para a inovação na área da saúde, os hospitais universitários federais têm a obrigação de oferecer o melhor atendimento de saúde, principalmente para a população que mais precisa. E a descentralização dos serviços oferecidos pela Rede Ebserh vai ao encontro dessa necessidade, ressaltando o caráter solidário e humanizado da saúde”, afirmou.


Saiba mais

A ação Ebserh Solidária trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

Serão oferecidos consultas e exames tais como teste para sífilis e HIV, toque retal, exame de mama, teste de glicemia, exame oftalmológico, ultrassonografia, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, dentre outros. Também serão oferecidas ações educativas com foco na prevenção de diversas doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, e mais. Além disso, a ação será também uma oportunidade de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da saúde.


Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

0 comentários:

Postar um comentário