terça-feira, 28 de março de 2017

Acadêmicos de Araguaína e Tocantinópolis apresentam comunicações de trabalhos

28.03.2017


Samuel Lima

Professor Eugênio Araújo (UFG) durante a conferência de abertura do
III Seminário Integrado, em Araguaína (Foto: Antonio Carlos Ribeiro)

O dia hoje é de agenda cheia para o Câmpus de Araguaína, com a realização do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, que reúne o 12º Seminário de Iniciação Científica, o 6º Seminário Institucional do Pibid e o 5º Seminário de Extensão e Cultura. Acadêmicos dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis apresentam comunicações de trabalhos por toda a manhã desta terça-feira (28).

A abertura do evento, na noite de segunda-feira (27), contou com a conferência "Caminhos para a Integração: Universidade e Sociedade", com o professor Dr. Eugênio Gonçalves de Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato; o diretor do Câmpus de Araguaína, José Manoel Sanches da Cruz; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio; a diretora de Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação, Denise Capuzzo, e a coordenadora-geral do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) na UFT, Benvinda Barros Dourado. A abertura do Seminário Integrado ocorreu no auditório do Bloco G, na sala G-01.

Benvinda, Sanzio, Bovolato, Denise e Cruz (e p/ d) na mesa de abertura
(Foto: Antonio Carlos Ribeiro)


Comunicações

Na primeira parte da manhã desta terça-feira ocorrerão comunicações de trabalhos de acadêmicos de Tocantinópolis e Araguaína sobre cultura indígena apinajé, preparação de alunos indígenas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Indígenas, e experiências do Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) em alternância pedagógica; em seguida ocorrerá um debate.

Na segunda parte da manhã continuarão as apresentações de trabalhos sobre o romance "Ubirajara", de José de Alencar; estudo sobre os mitos indígenas; troca de cartas entre alunos de uma escola da cidade e uma escola indígena - um aprendizado sobre as diferenças; apresentação de uma exposição sobre afrorepresentatividade na literatura e música em escolas; a lenda do pequi - uma aventura interdisciplinar; e a arte como matéria prima local em Tocantinópolis. Assim como na primeira parte da manhã, após as apresentações ocorrerá um debate.

Todos os trabalhos apresentados durante a manhã são resultados de ações executadas entre agosto de 2015 e julho de 2016, por meio de projetos e subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Toda a programação de apresentações, inclusive com o nome dos alunos envolvidos, pode ser conferida aqui.






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