sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Editorial - O esforço para engendrar a nova face

10.02.2017

Mostrar uma nova face ao acolher matrículas na Universidade Federal do Tocantins (UFT) é o que pode ser visto nestas últimas semanas. Números, datas, objetivos, escolhas e indicações precisas surgiram com plenitude em diversas matérias. E links, para organismos governamentais e órgãos que coordenam esses processos.

A atividade capitaneada pela Direção e levada adiante por diversos setores, secretarias acadêmicas à frente, encontrou boa resposta do setor da Comunicação. As matérias foram várias, cobrindo os diversos setores, em textos com clareza e precisão, com a intenção de prestar serviço informativo aos calouros.

O recurso dos links foram usados, mas sem excessos e sempre com o objetivo de situar o estudante recém-chegado no ambiente de  uma universidade que ele é convidado a conhecer. Ao remeter o leitor para vice-reitorias, setores de trabalho e órgãos governamentais, o jornalismo mostrou consistência na prestação do serviço à comunidade.

Usou os cartazes, inclusive alterando cores para indicar as etapas, e tornar isso visível aos alunos, explorou janelas de texto situando as tarefas dos setores, colocou endereços precisos, indicou detalhes dos câmpus, além de e-mails e telefones. Relembrou as datas com chamada em destaque, criou links na própria palavra  do setor indicado.

Outro detalhe visível no noticiário recente foram matérias coordenadas, como a livro do curso de pedagogia sobre a Comunidade de Mimoso e a sobre questões emergentes, em que aparecem personalidades distintas e com formas variadas de intervenção, as bolsas de estudo e seus diversos objetivos, divulgando projetos que tiveram visibilidade no  noticiário recente.

Essas siuações apresentaram a UFT com uma face diferenciada e porosa às diferenças de seu tecido social. E como ganharam espaço nas pautas, vale a pena reconhecer o empenho e dar o valor devido.

0 comentários:

Postar um comentário