sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Sistema GPU permitirá a informatização do processo de cadastramento de projetos de pesquisa

10.02.2017

Paulo Teodoro e Samuel Lima

Com o objetivo de melhorar a obtenção de indicadores e dar agilidade ao processo de cadastro e acompanhamento de projetos de pesquisa, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) implantará, a partir do dia 06 de março, o sistema GPU (Gestão de Projetos Universitários). O GPU permitirá que os projetos de pesquisa dos servidores da Universidade Federal do Tocantins sejam cadastrados de forma online e vem para atender a demanda de informatização desse processo.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Sanzio, esse novo sistema irá permitir armazenar dados, gerar relatórios e emitir documentos. “Até agora esses dados eram armazenados em um banco de dados bem precário no formato .doc, que impedia que fizéssemos levantamentos mais estratificados, já que tudo era manual, e a partir do uso dessa ferramenta, com apenas poucos cliques, nós conseguimos levantar mais informações, de uma forma mais rápida e eficiente e obter relatórios mais consolidados", afirma o pró-reitor.

COMO ERA

- Após elaboração do projeto, o professor deveria apresentá-lo ao colegiado do seu curso;
- Propesq disponibilizava formulário a ser preenchido para cadastro do projeto;
- Professor deveria obter as assinaturas do coordenador do curso e do diretor do câmpus no formulário;
- Junto ao formulário deveria ser anexada uma cópia de ata ou declaração de aprovação do colegiado;
- Entrega de formulário do projeto a ser cadastrado pela Propesq.
- Declarações deveriam ser solicitadas por e-mail e após verificação da situação do projeto, seria liberada ou não;

(Professores de outros câmpus deveriam enviar toda a documentação via malote).


COMO FICARÁ

- Após elaboração do projeto, o professor deverá apresentá-lo ao colegiado do seu curso;
- Professor entrará no sistema e cadastrará seu projeto;
- Coordenador do curso e Diretor do câmpus darão ciência do projeto no sistema;
- Propesq irá homologar projeto.
- Declarações serão emitidas diretamente pelo usuário via GPU.

Segundo o servidor responsável pela integração da Propesq com a equipe de Desenvolvimento da DTI, Patrick Castro, “a única etapa que não muda com a implantação do sistema é a ciência que o colegiado de cada curso deve ter do projeto”.

Todos os cerca de 1.600 projetos em andamento e finalizados serão digitalizados pela Propesq, e por essa razão, entre os dias 10 de fevereiro e 2 de março, serão suspensos os serviços de cadastramento de projetos, emissão de declarações e recebimento de relatórios. A partir do GPU, os usuários poderão retirar suas declarações diretamente no sistema como coordenador, pesquisador ou estudante.

Raphael Sanzio garante que esse é apenas o começo. "Esta é apenas a primeira proposta de informatização dentro da Propesq, existem outras que serão executadas com o passar do tempo", ressalta.

Pimenta (e) e Castro discutem detalhes do novo sistema (Foto: Paulo Teodoro)

Para dirimir dúvidas sobre o funcionamento do GPU, haverá um tutorial disponível para download com as instruções para acesso, preenchimento da plataforma e posterior cadastramento de projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dirpesq@uft.edu.br e pelo telefone (63) 3232- 8122.

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