segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Inscrições abertas para submissão de propostas extensionistas em cultura

23.01.2017

Erica Regina e Luana Nunes
  
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), divulgou a abertura das inscrições para apresentação de propostas de ações de extensão na área de cultura, a serem iniciadas em 2017. As propostas devem ser cadastradas por meio da plataforma SigProj, localizada no endereço eletrônico: http://sigproj1.mec.gov.br/.



Para ter acesso ao edital, o proponente deverá ser cadastrado na plataforma SigProj tendo indicado a UFT como Instituição de Ensino Superior (IES) de origem. A proposta deve ser inserida diretamente na plataforma, preenchendo os campos dinâmicos requisitados no sistema, para então submeter ao julgamento. Os alunos que tiverem interesse em propor ações de extensão, devem procurar professores ou técnicos-administrativos que possam cadastrar tais ações sugeridas.

O comitê de Extensão tem o prazo máximo de vinte dias para analisar a proposta, emitir parecer de enquadramento e submetê-lo, no ambiente de consultoria Ad Hoc do SigProj. Após o enquadramento, será encaminhado, via e-mail, parecer informando status e código de cadastro na Proex.

A submissão de propostas pode ser feita até 29 de dezembro de 2017. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos endereços de e-mails: extensao@uft.edu.br e cultura@uft.edu.br. Informações adicionais estão disponíveis no edital de fluxo contínuo nº 01/2017.

A diretora de cultura da Proex, Sandra Rodrigues, falou da importância em realizar o cadastro da ação no SigProj. “O cadastro é o meio de institucionalizar a ação de extensão. Dessa forma, a Proex pode fazer um acompanhamento dos trabalhos, o registro fotográfico, e assim divulgar o projeto. Se não há projetos cadastrados é muito mais difícil levantar orçamento, conseguir verba. A área cultural por si só, já é bem complicada quando se trata de obter recursos”, declarou.

Ampliando as ações de cultura e extensão

Sandra ainda explicou como é feita a divulgação dos projetos de extensão. “Temos o programa de rádio ‘Giro Cultural’, que vai ao ar três vezes por semana, no qual cada semana, um projeto diferente é explorado e divulgado; e temos também a revista Arueira, na qual são divulgadas ações de extensão em outras áreas além da cultura”, concluiu.

O estudante do 4º período do curso de Direito, Gustavo Lópes, é um dos alunos da UFT que sugeriu ação de extensão, e para cadastro da sua proposta, contou com a professora Renata Rodrigues. “Antes de propor o projeto, passei por um processo de observação, e pude perceber muitas dificuldades em relação à prática jurídica, e a partir dessa percepção, procurei a professora Renata para sugerir algo que levasse os alunos para além do escritório modelo, para a prática na comunidade externa, e assim obtermos um alcance social. Acredito que a universidade deve ir além dos muros, e por isso considero importante os projetos que se expandem para um âmbito ainda maior”, disse.


Saiba mais

Edital de Fluxo Contínuo nº 01/2017 - Ações
Extensão - área Cultura
Vigência: 20/01 à 29/12
Mais informações: cultura@uft.edu.br ou (63) 3232-8164

0 comentários:

Postar um comentário