sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Docentes e discente acompanham o processo de criação da UFNT na Câmara dos Deputados

22.12.2017

Airton Sieben

A Comissão Institucional da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), composta dos docentes Kênia Ferreira Rodrigues, Airton Sieben, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves, Antônio Nilson Moreira, e do discente Gabriel Henrique Macedo de Araújo esteve em Brasília entre os dias 12 e 14 de dezembro. O objetivo era acompanhar os trâmites do Projeto de Lei (PL 5274/2016) que cria a UFNT e ter contato com o Deputado Federal Mário Negromonte Jr, relator da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), e avaliando o avanço da tramitação do projeto com a bancada política tocantinense.



A busca de apoio pela comissão se deve às demandas significativas por mais uma universidade federal no Tocantins, por se tratar de uma região com potencial dinamizador na economia, bem como as diversidades cultural, política, social, econômica e ambiental da região, que contabiliza quase 60 municípios tocantinenses e envolve população aproximada de dois milhões de habitantes nos estados do Tocantins, Pará e Maranhão.

Atualmente o PL da criação da UFNT aguarda o parecer do relator na CFT. Os contatos foram feitos com a assessoria do gabinete do Deputado Negromonte, estabelecendo que a relatoria observará os critérios já utilizados nos PLs das outras universidades, possibilitando um relatório favorável e ampliando a possibilidade de aprovação.

A votação envolve riscos porque entre as cinco universidades criadas pela Presidenta Dilma Roussef em 2016, o PL da UFNT precisa tramitar de forma mais célere. Outras universidades, como Delta do Parnaíba e Rondonópolis, já tem resposta da CFT e os PLs devem tramitar no Senado, passando pelas comissões de Educação (CE) e de Assunto Econômicos (CAE), e seguindo para sanção presidencial.

Com o trabalho de base em andamento, a expectativa é a movimentação e articulação dos deputados federais e senadores do Tocantins, a fim de agilizar a tramitação e implementação da nova Universidade do Estado do Tocantins.

0 comentários:

Postar um comentário