quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais lança edital para 2017

08.12.2016

Samuel Lima

Com oferta de dez vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais lançou o Edital de Abertura para seleção da Turma 2017/1 do curso de Mestrado. As inscrições podem ser feitas de 09 de janeiro de 2017 a 10 de fevereiro de 2017 na secretaria da Direção do Câmpus da UFT em Araguaína.

De acordo com o documento, As vagas serão distribuídas conforme a demanda entre os docentes permanentes do Programa. O Edital prevê ainda a isenção da taxa de inscrição para candidatos que atendam critérios expostos no item 2.19 do documento. O prazo para requerer isenção vai de 09 a 13 de janeiro de 2017.

Área de concentração e linhas de pesquisa

O Programa tem uma única área de concentração: Demandas Populares e Dinâmicas Regionais. Esta subdivide-se em duas linhas de pesquisa, a saber: Desenvolvimento e Tecnologias Sociais e Vulnerabilidade e Dinâmicas Regionais. Segundo o edital, as linhas têm como foco a formação de pesquisadores capazes de pensar as demandas populares e as dinâmicas regionais a partir de uma visão interdisciplinar, permitindo a análise da complexidade da sociedade, seus fenômenos, ações coletivas e ordenamentos sociais.

A proposta é debater os fatores geradores de exclusão social, econômica, espacial, histórico e subjetivo de populações urbanas e rurais vulneráveis. O Programa pretende gerar estudos sobre trabalho e suas contradições, conflitos dos recursos naturais, exploração espacial, econômica, social e emocional, lutas e movimentos sociais, bem como, pesquisas que visem à construção de tecnologias sociais que favoreçam a sustentabilidade ambiental, econômica e social, novos arranjos produtivos e formas alternativas de organização do trabalho, de gestão e de técnicas de extensão rural.

Confira, no link abaixo, a íntegra do documento publicado:

Edital nº 01/2016 - PPGDire - Seleção para aluno regular - Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais - Entrada 2017/1 clique aqui 

0 comentários:

Postar um comentário