segunda-feira, 16 de abril de 2018

Guaraí vai ganhar campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

16.04.2018

Guaraí terá um campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Foi o que revelou a deputada federal Dorinha Rezende (DEM) em reunião com a Prefeita Lires Ferneda (PSDB), na última sexta-feira (13). Estiveram presentes na reunião Sebastião Mendes de Sousa, Secretário Municipal da Educação e Raimundo Pessoa, Secretário de Administração e Finanças. 

Reunião da Prefeita Lires Ferneda com a deputada Dorinha Rezende (Foto: Divulgação/UFT)

A deputada revelou que o campus de Guaraí será um dos quatro campi, ao lado de Araguaína, Tocantinópolis e Xambioá. Segundo ela, a demanda foi inserida através de uma emenda sua dentro do Projeto de Lei 5274/16, que trata sobre o tema, já tendo sido aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

"Nossa expectativa é que o Projeto de Lei 5274/16 seja aprovado ainda no primeiro semestre pelo Congresso Nacional e siga para sanção do Presidente da República, o que não será uma dificuldade já que é um projeto que veio da União", afirmou az parlamentar. Os cursos que serão implantados ainda dependem de estudos a serem realizados sobre as demandas regionais.

A Prefeita Lires Ferneda agradeceu à  deputada pelo Apoio ao Projeto e disse que o local de instalação do campus ainda esta em análise. Revelou ainda que será marcada uma audiência pública na Câmara Municipal dos Vereadores com a participação da comunidade para que tome conhecimento dos detalhes do projeto e dê sugestões para a sua implantação.

Os custos da implantação ainda não foram revelados, mas devem ficar a cargo do Governo Federal, já o local de instalação deve ser cedido pelo município, que estuda desde a doação de um terreno até a cessão de escolas para o funcionamento da universidade até a construção da infraestrutura do campus.

"A educação é uma prioridade para a nossa gestão e a notícia da instalação de um campus da universidade em Guaraí premia um trabalho que estamos realizando desde o primeiro dia de administração, que é o de colocar as contas do município em ordem e buscarmos a ajuda dos nossos parlamentares estaduais e federais, que têm nos atendido prontamente", destacou Lires Ferneda.

Dorinha também destacou a situação financeira de Guaraí e disse que "só foi possível a inserção da cidade dentro do Projeto de Lei graças ao 'CPF Limpo', que é como chamamos quando a prefeitura está com as suas contas em dia, permitindo firmar contratos e parcerias com o Governo Federal e receber recursos".

0 comentários:

Postar um comentário