segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Novo sistema garantirá o fim dos processos em papel na assistência estudantil

21.08.2017


Elini Oliveira

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está a um passo de entrar em uma nova era na rotina relacionada à assistência estudantil. Deverá ser lançada neste domingo (20) uma nova ferramenta, o Sistema de Inscrição Online de Cadastro Único de Bolsistas (Cubo). O novo sistema ficará disponível para os estudantes que poderão, entre outras coisas, solicitar bolsas e acompanhar a tramitação de suas solicitações, tudo online. A plataforma digital vai agilizar a tramitação e o desempenho dos processos na Assistência Estudantil da UFT, aumentando assim a agilidade processual, produtividade e a satisfação dos discentes.

Além disso, o uso do sistema representará não só a ampliação da sustentabilidade ambiental, como também a redução de custos no setor público, uma vez que tem como meta eliminar o papel como suporte físico para documentos da Assistência Estudantil nos sete câmpus da Universidade.

O Cubo foi planejado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), por meio das Diretorias de Assuntos Estudantis (DAE) e a de Alimentação e Moradia (DAM) e  o projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias da Informação (DTI). O sistema  vêm sendo idealizado e desenvolvido nos últimos seis meses, a expectativa é que ele possa ser utilizado por outros setores da Universidade, futuramente. De acordo com o Diretor do DAE,  José Inácio dos Santos Neto,  a universidade conseguirá uma redução de papel e uma maior agilidade no trabalho da assistência estudantil. "O aluno terá a facilidade de se inscrever nos editais de maneira online, sem precisar demandar tempo e deslocamento até os setores, sem  fila de espera, aguardar o horário de atendimento. Ganharemos agilidade no processo", resume.


Como será o Acesso

Imagem da tela de login do Sistema Cubo (Foto: Divulgação/DTI)

Para se inscrever em qualquer edital para auxílios e bolsas da UFT, o estudante precisará ter um login unificado e senha de acesso ao Portal do Aluno e dados no sistema atualizados. Em seguida os discentes deverão acessar o link do Cubo (o endereço estará disponível no site oficial da UFT no dia 20) e preencher os dados cadastrais e questionário socioeconômico e demais documentos solicitados a critério de cada edital de bolsas. O sistema automaticamente verificará a situação do estudante e a carga horária matriculada. Todas as informações preenchidas e documentos solicitados serão acessadas pelos servidores do serviço social de cada câmpus, bem como a Proest, e por lá mesmo os servidores darão o resultado de indeferimento ou não para o pedido. Caso o pedido seja indeferido, os alunos poderão também por meio do sistema  realizar a solicitação de recurso para os resultados. A primeira etapa do Cubo abrirá para os ingressos na UFT no ano de 2017.

Na última terça-feira (15),  a plataforma foi apresentada  os profissionais do Serviço Social da UFT e da Proest, para que todos recebessem uma capacitação prévia sobre o uso do Sistema Cubo.


Passo a passo



0 comentários:

Postar um comentário