sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Educação Escolar Indígena Apinayé

02.09.2016

A Tese de Doutorado Educação Escolar Indígena Apinayé: tradição oral, interculturalidade e bilinguismo, foi apresentada por Witenbergue Gomes Zaparoli ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). A banca foi composta pelos Professores Doutores Francisco Edwiges Albuquerque (orientador), Mazria José de Pinho, Rosária Helena Ruiz Nakashima e Joelma Cristina P. M. Alencar.

O trabalho discute  educação escolar bilíngue nas comunidades indígenas, com o objetivo de compreender o processo específico, diferenciado, intercultural e bilíngue dos Apinayé, povo indígena Macro-Jê, da escola Mãtyk, aldeia São José, de Tocantinópolis (TO).

O destaque é o uso da oralidade e escrita na educação, a interculturalidade e o caráter transdisciplinar da pesquisa, articulando ciências como Linguística, Educação e Antropologia, com uma abordagem exploratória de traço etnográfico-escolar, a partir de entrevistas a professores indígenas e não-indígenas, observação participante e diário de campo. A tese foi aprovada.

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