domingo, 20 de novembro de 2016

Turismo de Base Comunitária – TBC: Planejamento e Gestão

Gleidson J. A. Silva

Na última quinta (17) teve início na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus de Araguaína, a III Semana Acadêmica de Turismo – SEMATUR. O evento trouxe o tema Turismo de Base Comunitária - TBC: Planejamento e Gestão, bastante debatido pelos palestrantes. O objetivo é mapear a realidade das potencialidades para o TBC no Tocantins.

A mesa diretiva do primeiro dia, composta às 19 horas, teve a coordenadora do curso, Úrsula Sydow; a representante da direção e chefe de gabinete, Ianed Souza; e a coordenadora geral do evento, Khalla Tupinambá. A mestre de Cerimônia foi Edimiria Góes Santos.

Foto: Gleidson J. A. Silva/UFT

A palestra principal foi ministrada pela Profª Msc. Simone Fortes, do Colegiado de Turismo, que trouxe sua experiência com Turismo de Base Comunitária em Canopy Ryver, no México. Além disso, explanou sobre os conceitos básicos do TBC.

Contribuíram com o debate a Profª Dr. Kênia Costa, do Colegiado Geografia, que apresentou sua experiência com comunidades indígenas no Tocantins e as possibilidades existentes para o tema proposto, e a Profª Dra Tatiane Tavares, do Colegiado de Biologia, com seus estudos acerca do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas em Bielândia, distrito de Filadélfia (TO).

Foto: Gleidson J. A. Silva/UFT

O evento foi encerrado às 22 horas com um momento cultural, com canções da Música Popular Brasileira interpretadas pelo cantor Hugo Ramalho, seguido de um coquetel.

Foto: Gleidson J. A. Silva/UFT

0 comentários:

Postar um comentário