sábado, 8 de outubro de 2016

Press Release – Ano 1 – nº 007 – 8 de outubro de 2016

Editorial    No mundo da Matemática http://bit.ly/2dEbt9c Semana Acadêmica    Onde é utilizada esta disciplina? http://bit.ly/2dDVbgC    Recepção e Credenciamento http://bit.ly/2dp7mbN    Por uma universidade que dialogue com a Escola Pública http://bit.ly/2ehcy5S    Os poliedros de Platão e os dados http://bit.ly/2d5tx5O    Matemática Financeira aplicada ao Software Microsoft Excel http://bit.ly/2e5N3oQ    O Ensino de Polinômios por Meio de Cartões http://bit.ly/2e2d2cO    Cubo Mágico: noções intuitivas, introdução ao método de resolução e estudos matemáticos    Relacionados http://bit.ly/2e5NCPs    Estatística e Raciocínio Lógico através de Oficinas no Ensino Fundamental http://bit.ly/2dYhsW9  ...

Editorial - No mundo da Matemática

08.10.2016 Nos últimos cinco dias a Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína, viveu um momento de efervescência intelectual e reflexão acadêmica. Tivemos a XIII Semana Acadêmica da Matemática e o IV Encontro Regional de Educação Matemática. As matérias abaixo relatam um pouco do que foi esta atividade:    Onde é utilizada esta disciplina?    Recepção e Credenciamento    Por uma universidade que dialogue com a Escola Pública    Os poliedros de Platão e os dados    Matemática Financeira aplicada ao Software Microsoft Excel    O Ensino de Polinômios por Meio de Cartões    Cubo Mágico: noções intuitivas, introdução ao método de resolução e estudos matemáticos        Relacionados    Estatística...

Revista EntreLetras/PPGL lança seu último número

08.10.2016 Lançado o último número da revista EntreLetras/PPGL (ISSN 2179-3948) – ed. v. 6, n. 2, 2015 http://bit.ly/2d1jJil ...

Go on an adventure... read a book

08.10.2016 (Foto:James Gurney - thelifeofabookjunky.tumblr.com) ...

Café del Matino

08.10.2016 (Foto: Gianni Strino...

RU cardápio 004 - 10-14 out 2016

08.10.2016 O cardápio servido pela empresa Grill Tropical e divulgado por Thalita Lin Netto Candido, nutricionista fiscal da UFT, de 10 a 14 de outubro de 2016, é: 2ª feira - dia 10 Prato principal carne com mandioca Salada alface tomate cenoura ralada Guarnições purê de batata couve à mineira arroz branco feijão carioca Suco acerola Sobremesa pé de moleque Opção vegetariana torta de queijo 3ª-feira - dia 11 Prato principal bife acebolado Salada alface repolho com tomate rúcula Guarnições chuchu com bacon kabotiá arroz branco feijão carioca Suco goiaba Sobremesa melancia Opção vegetariana kibe de PTS 5ª-feira - dia 13 Prato principal frango assado Salada rúcula acelga beterraba Guarnições maarrão...

Outubro Rosa: Programação Campus de Araguaína

08.10.2016 Andréia de Carvalho Prezadas, O Setor de Ações em Saúde da GDH do Câmpus de Araguaína, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína vai oferecer coleta de PCCU (prevenção do câncer de colo de útero) e exame de mamas, assim como orientações para o autoexame de mamas. Agende seu exame no Setor de Ações em Saúde a partir de 06/10/2016. A prioridade para a realização dos exames ofertados será para as servidoras (técnicas-administrativas, docentes, terceirizadas) da UFT. É necessário ter o cartão SUS (caso você não tenha cartão SUS, este é feito na Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína) Os exames serão realizados entre os dias 17, 18 e 19/10, nos períodos matutino (7h30min às 11h30min e vespertino...

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Defesa de Dissertação no ProfHistória - Magna Abrantes Rodrigues

07.10.2016 A mestranda MAGNA ABRANTES RODRIGUES defende a Dissertação intitulada HISTÓRIA, ENSINO E MÚSICA: O ROCK BRASILEIRO DA DÉCADA DE 80. A Banca Examinadora é composta de: Profª. Drª. Martha Victor Vieira (UFT - Orientadora), Profª. Drª. Norma Lúcia da Silva (UFTM) – por webconferência, Prof. Dr. Vasni de Almeida (UFT), no dia 26/10/2016, às 14h30min., na Sala H28, Bloco H, UFT-Araguaína, Cimb...

Defesa de Dissertação no ProfHistória - Jorge Luís de Medeiros Bezerra

O mestrando JORGE LUÍS DE MEDEIROS BEZERRA defende a Dissertação intitulada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. A Banca Examinadora é composta de Profª. Drª. Mariseti Cristina Soares Lunckes (UFT - Orientadora), Profª. Drª. Norma Lúcia da Silva (UFTM) – por webconferência, e Prof. Dr. Marcos Edilson de Araújo Clemente (UFT), no dia 20/10/2016, às 14h30min., na Sala H28, Bloco H, UFT-Araguaína, Cimb...

Defesa de Dissertação no ProfHistória - Fabrício Barroso dos Santos

07.10.2016 O mestrando Fabrício Barroso dos Santos defende a Dissertação intitulada O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE PRÁTICAS HISTORIOGRÁFICAS E NARRATIVAS DOCENTES. A Banca Examinadora é composta de Prof. Dr. Marcos Edilson de Araújo Medeiros (UFT - Orientador), Prof. Dr. Fernando Luiz Vale Castro (UFRJ) e Profª. Drª. Mariseti Cristina Soares Lunckes (UFT), no dia 24/10/2016, às 8h30min., na Sala H32, Bloco H, UFT-Araguaína,  Cimb...

Defesa de Dissertação no ProfHistória - Emanuela de Moraes Silva

07.10.2016 A mestranda EMANUELA DE MORAES SILVA, defende a Dissertação intitulada ENSINO DE HISTÓRIA EM DEBATE: A HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFROBRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E A ESCOLA JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO VITOR – SÃO RAIMUNDO NONATO - PIAUÍ. A Banca Examinadora é composta de: Prof. Dr. Dagmar Manieri (UFT - Orientador), Prof. Dr. Fernando Luiz Vale Castro (UFRJ), Prof. Dr. Vasni de Almeida (UFT), no dia 25/10/2016, às 08:h30min., Sala H32, Bloco H UFT-Araguaína, Cimb...

Defesa de Dissertação no ProfHistória - Elyneide Campos de Souza

07.10.2016 A mestranda ELYNEIDE CAMPOS DE SOUZA defende a Dissertação intitulada O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO “PROJETO BATUQUE” DO COLÉGIO ESTADUAL DE CRISTALÂNDIA - TO. A Banca Examinadora é composta de: Profª. Drª. Martha Victor Vieira (UFT - Orientadora), Prof. Dr. Fernando Luiz Vale Castro (UFRJ), Prof. Dr. Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT). Dia 24/10/2016, às 14h30min., na Sala H32, Bloco H - UFT-Araguaína | Cim...

Biblioteca divulga obras do acervo 005

07.10.2016 Letras Andrade, Carlos Drummond de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Record, 2003. Biologia MARK, Ridley. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. Cooperativismo GADOTI, Moacir; GUTIERREZ, Francisco (org.). Educação Comunitária e Economia Popular. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Física LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1994. Geografia KATUTA, Angela M.; SOUZA, José Gilberto de. Geografia e Conhecimentos Cartográficos. São Paulo: UNESP, 2001. História SAVIOLI, Márcia Regina; ZANOTTO, Maria de Lourdes Bara. Para compreender a Ciência; uma perspectiva histórica. 4. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. Logística GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. 8. ed. São Paulo: Cengage, 2004. Matemática COOL,...

Políticas Públicas para a formação de professores

07.10.2016 Matheus Pires Cardoso A Conferência de Encerramento da XIII Semana Acadêmica e do IV Encontro Regional de Educação Matemática foi proferida pela Profª Drª Rosária Helena Luiz Nakashima, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT), que escolheu o tema Políticas Públicas para a formação de professores: alguns apontamentos. A pedagoga explicitou de que a área da educação é composta por diferentes elementos e que por isso não é possível fazer uma análise sem levar em consideração o ensino multifacetado. Esta é a principal face da educação, razão pela qual ao tratarmos de Políticas Públicas para a Educação devemos nos ater ao tema da formação de professores. Profª Rosária destaca o investimento...

Oficinas para os alunos da Educação Básica - Relação Universidade e Escola

07.10.2016 Nelly Almeida Empolgação era o que se via no rosto dos alunos da escola estadual Campos Brasil, ao entrarem na sala, após um breve passeio pelo câmpus da UFT- Câmpus Araguaína.  A Técnica Eliezilda Souza, da Secretaria Acadêmica da UFT-Araguaína, explica aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio as formas de ingresso no Ensino Superior. (Foto: Matheus Pires Cardoso/UFT) Eliezilda Oliveira de Souza fez uma breve abordagem aos alunos para que eles estendam melhor a forma de ingresso na universidade. Os alunos presentes em sua maioria do 2° ano do Ensino Médio e do 9° ano do Ensino Fundamental demonstraram interesse na abordagem, tirando dúvidas e falando sobre os cursos disponíveis no...

A Identidade Profissional do professor e as Políticas Públicas de Formação

07.10.2016 Nelly Almeida Professor é uma profissão? Qual o objetivo desse profissional? Como um professor adquire sua identidade? Essas questões foram levantadas pelo Prof. MSc. Freud Romão em sua palestra na XIII SEMAT e IV EREM. Segundo ele, o objetivo da palestra é despertar os alunos que estão em processo de formação a entenderem um pouco sobre a ‘identidade do professor’. O Parecer 1.302/2001 mostra que Licenciaturas devem desenvolver 'características' nos licenciados. (Foto: Nelly Almeida/UFT) O professor não está classificado como profissão e sim, como um ofício. Essa classe de profissionais não tem uma organização que regule e que interfira nos seus direitos trabalhistas. Não possui sequer um Conselho Nacional e nem um...

Cálculo da Geodésica em superfícies de Riemann

07.10.2016 Matheus Pires Cardoso “A menor distância entre dois é uma reta” é uma das famosas frases relacionadas à matemática. Mas se dissermos que a menor distância entre dois pontos não é uma reta, mas sim uma curva, a qual chamamos geodésica. Este foi tema da Palestra 2. Primeiramente temos que ter conhecimento que há cinco postulados em que a geometria euclidiana se baseia: 1. Pode se traçar uma reta ligando dois pontos; 2. Pode-se continuar qualquer reta finita; 3. Pode-se traçar um círculo com qualquer reio; 4. Todos os ângulos retos são iguais; e 5. Se duas retas são intersectadas por outra, de modo que forme ângulos internos menores que 180°, essas duas retas se prolongadas indefinitivamente se encontram no lado cuja a soma...

Comunicações Científicas

07.10.2016 Matheus Pires Cardoso Foram apresentadas cinco comunicações científicas durante a XIII Semana Acadêmica da Matemática e o IV Encontro Regional de Educação Matemática: A primeira foi a apresentação de João Marcos Palhamo da Silva, graduando da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Para (UNIFESSPA), que tratou da 'Formação do Professor na Modelagem do Ensino'. Ele fez uma breve contextualização histórica do surgimento da figura do professor, desde tempos remotos à atualidade, ressaltado cada aspecto que foi importante para a formação desse profissional. Em seguida, ele explicitou a dificuldade que há nos repasses de conhecimento em que as técnicas tendem a se tornarem mecânicas, e também como a inserção da tecnologia da informação pode ser algo favorável ao ensino da matemática,...

As contribuições do PIBID para formação de professores

07.10.2016 Nelly Almeida O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em que está baseado o subprojeto do curso de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Araguaína, é o maior da Universidade Federal do Tocantins e um dos maiores do país. Hoje, conta com 57 bolsistas, sendo três coordenadores, nove supervisores e nove escolas parceiras. O Prof. Dr. Sinval de Oliveira há tempos luta para que as vozes dos professores que atuam nas escolas parceiras sejam ouvidas, para relato de suas experiências, com o contato direto com os alunos do ensino básico. A prof. Esp. Alane Vanderley, o graduando do curso de Matemática Melquisedeque, o Prof. Esp. Welington e o Prof. Dr. Sinval Oliveira (UFT-Araguaína...

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Paradoxo: Uma experiência em sala de aula

06.10.2016 Matheus Pires Cardoso Se uma tartaruga e um leopardo disputassem uma corrida, quem venceria? Esta pergunta faz parte de um dos paradoxos apresentados pelo Prof. Dr. José Carlos de Oliveira na Palestra 3. A aparente falta de nexo ou lógica é o que caracteriza um paradoxo e o torna atraente. Esse recurso poderia ser utilizado para ensinar conceitos matemáticos, uma vez que paradoxos despertam a atenção e apontam as contradições. Durante a palestra foram apresentados três paradoxos: O Paradoxo de Zenão, que consistia na corrida entre o leopardo e tartaruga, sendo que no original temos Aquiles, herói da mitologia grega, ao invés do leopardo. A explicação deste paradoxo gera um argumento que pode ser usado no conceito da progressão geométrica. O Paradoxo do Aniversário, outro...

Material Didático sobre Agrotóxicos para promoção de Alfabetização Científica dos Agricultores

06.10.2016 Matheus Pires Cardoso e Victor Wender As Comunicações Científicas foram coordenadas pelo Prof. Ms. Flávio Guilherme de Abreu Drumond e se iniciaram com apresentação do trabalho da graduanda Amanda Lima Oliveira, do curso de Química, sob orientação da Professora Renata Barbosa Dionysio, que tratou das reflexões sobre material didático abordando o tema agrotóxicos para agricultores, baseado em entrevistas e na coleta de dados que auxiliassem na produção do material. A Acadêmica Amanda Lima Miranda, orientanda da Profª Renata Barbosa Dionysio, discorre sobre Material Didático abordando o tema Agrotóxicos (Foto: UFT/ Nelly Almeida) Do mesmo modo, a 4ª Comunicação, apresentada pela acadêmica de Química da UFT, Amanda Lima,...

A Medida de Probabilidade Produto

06.10.2016 Victor Wender As Comunicações Científicas foram apresentadas por palestrantes que, valendo-se do auxílio de slides e outros materiais de apoio, as apresentaram de forma clara e objetiva as propostas e resultados, relacionados à sua área de pesquisa. Prof. Basílides apresenta o tema A Medida de Probabilidade Produto (Foto: Nelly Almeida/UFT) Dentre as Comunicações Científicas, destacam-se a 3ª Comunicação, com o tema A Medida de Probabilidade Produto, apresentada pelo professor Basílides Temístocles Colunche Delgado (UFT-Matemática), com conceitos relacionados à Matemática Aplicada. ...

Normatividade e Matemática

06.10.2016 Victor Wender O Sol, ao "acordar", clareia a terra, e traz à tona, torna visível aquilo que durante a noite, ficou escondido. Da mesma forma, o Conhecimento 'abre a mente das pessoas', faz com que elas pensem criticamente, e enxerguem além dos limites que lhes são colocados. Contudo, existem alguns conhecimentos que, se não colocados em prática, se perdem, principalmente os que envolvem, e que são Técnica e Teoria, como é o caso do conhecimento Matemático. Tratando desses assuntos, e principalmente, da relação entre a Linguagem e a Matemática, o tema Normatividade e Matemática foi abordado na Mesa Redonda 1, composta pelas professoras Claudenice Cardoso e Misleine A. F. Peel (UTF-Araguaína, Matemática) e pelo professor Luiz...

Relatos de Experiências

06.10.2016 Victor Wender Os relatos de experiência abriram as atividades da terceira noite da XIII Semana da Matemática e do IV Encontro Regional de Educação Matemática. Nesses relatos, os alunos Débora Lorranne, Kelson Araújo e Cristiano Junis Santos Sousa, do curso de Matemática, e as alunas Ângela da Silva Sousa, Ana Carolina Fontinele dos Santos e a Profª Renata Bárbara Dionysio, do curso de Química, apresentaram ao público presente, as experiências vivenciadas por eles durante suas atividades de pesquisa, bem como os seus resultados obtidos até o momento. Débora Lorrane relata experiências vividas em Estágios (Foto: Antonio Carlos Ribeiro/UFT) Kelson A.Lima e Cristiano Junis S. Sousa relatam a experiência com o Pibid (Foto:...

As políticas públicas para a formação de professores

06.10.2016 Victor Wender A Mesa Redonda 2, intitulada: As políticas públicas para a formação de professores, apresentada pelos professores Basílides Temístocles Colunche Delgado (Matemática), Lilyan Rosemery (Biologia) e Luciano Guedes (Geografia), da  UFT-Araguaína, fechou as atividades do terceiro dia da XIII Semat e IV EREM. Ao abordarem questões históricas referentes à  formação do professor, os docentes informaram que as políticas públicas para a formação de professores definem os diferentes níveis de ensino, e recaem no cotidiano das escolas. Diante disso, eles esperam que haja uma ligação entre a Universidade e as escolas do Sistema Público de Ensino Básico (Fundamental e Médio), especialmente pela atuação dos cursos...

Matemática no Geogebra: Algumas aplicações

06.10.2016 Matheus Pires Cardoso O Geogebra é software gratuito e desenvolvido com finalidade de, pelas suas formas dinâmicas, ser utilizado em situação de ensino e aprendizagem quando é possível realizar cálculos aritméticos, algébricos e utilizar múltiplas representações gráficas de objetos matemáticos. O minicurso B, ministrado pelo Professor Osmar Tharlles Borges, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), teve como objetivo introduzir o uso das ferramentas básicas do programa por meio de atividades para que os alunos participantes pudessem se familiarizar. Realizado no Laboratório de Matemática para que fosse possível a interação dos alunos durante a aula expositiva.  Prof. Borges (UNIFESSPA) mostra o...

I Encontro de Egressos do Curso de Matemática

06.10.2016 Matheus Pires Cardoso e Nelly Almeida A noite desta quinta-feira (6) serviu para relembrar dos anos que marcaram a vida acadêmica daqueles que agora exercem a função que tanto almejavam! E  marcou o primeiro encontro dos egressos do curso de Matemática. Esse foi o objetivo deste momento organizado pela Profª MSc Claudenice Cardoso de Brito, ao qual se integra a finalidade de homenagear e manter a sintonia. O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia Kelson Araújo. O Coordenador do Curso de Matemática, Prof. MSc. Freud Romão, dirigiu a primeira palavra, relembrando a real situação que educação hoje enfrenta, e destacou que a organização do grupo - hoje em sua maioria docentes - tem um papel de fortalecimento que...

Adedanha Matemática (ADEMAT): uma adaptação para o ensino da matemática

06.10.2016 Victor Wender A matemática sempre foi tida como uma 'grande vilã' para os alunos do Ensino Básico. E esta visão ainda existe até hoje. Com o objetivo de derrubar esse 'mito', várias estratégias são utilizadas pelos professores, como meios de dinamizar suas aulas e atrair a atenção e o interesse dos alunos pela matemática. Esforço para fazer o cálculo da Adedanha Matemática (Foto: Victor Wender/UFT) Uma dessas estratégias é o uso de jogos de raciocínio lógico, realizados dentro da sala de aula, que pode despertar o interesse do aluno, e até fazê-lo descobrir em si uma afinidade especial com a matemática, que nem mesmo ele tenha percebido antes. Como o objetivo de trazer alguns desses jogos ao conhecimento dos participantes...

Estatística e Raciocínio Lógico através de Oficinas no Ensino Fundamental

06.10.2016 Victor Wender "Temos o objetivo de mostrar aos participantes formas diferentes e legais de ensinar - afinal, estamos nos formando professores - os assuntos relacionados à Estatística", disse a aluna Gleycianne Pereira, do 8º período do Curso de Matemática, da UFT-Araguaína. Monitores e alunos trabalham com jogos de raciocínio lógico (Foto: Victor Wender/UFT) Os organizadores da oficina trouxeram jogos baseados em raciocínio lógico, como baralhos, visando a absorção de conhecimento de Estatística, por parte dos participante...

Cubo Mágico: noções intuitivas, introdução ao método de resolução e estudos matemáticos relacionados

06.10.2016 Nelly Almeida Os acadêmicos Valdivino Borges Vieira e Ana Cláudia Carvalho Sousa, do Curso de Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, fizeram uma exposição a respeito do surgimento do 'Cubo Mágico'. Esse quebra-cabeça temido por muitos é, na verdade um brinquedo construído a partir de um cálculo matemático preciso, baseado no uso de sete algoritmos. A partir dessas informações, qualquer pessoa pode assimilar a fórmula, aprimorar sua aplicação e mostrar-se um 'expert' na arte de exibir as mesmas cores em cada um dos seus seis lados. Querem tentar...

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O Ensino de Polinômios por Meio de Cartões

05.10.2016 Nelly Almeida O Minicurso E tratou do 'Ensino de Polinômios por meio de cartões: uma experiência com a manipulação de materiais concretos', ministrado pela Profª Patrícia Silvério da Silva Celedônio, que atua na rede pública municipal. Profª Patrícia Celedônio apresenta o uso de material concreto (Foto: Nelly Almeida) O objetivo é despertar o uso de material concreto e jogos em sala de aula, mostrando as diferentes formas de atrair a atenção dos alunos para o conteúdo da disciplina que está sendo ministrado. O recurso é significativo porque em muitas escolas da rede pública de ensino os únicos materiais disponíveis são os livros didáticos. O Prof. MSc Freud Romão, do Colegiado de Matemática, UFT-Araguaína discorreu...

Matemática Financeira aplicada ao Software Microsoft Excel

05.10.2016 Victor Wender O Minicurso A ficou concentrado na Matemática Financeira aplicada ao Software Microsoft Excel, apresentado pelos alunos Jonas da Cunha Gomes, Raidson Barbosa Aguiar e João Marcos Palhano da Silva, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O acadêmico Jonas da Cunha Gomes orienta o participante (Foto: Victor Wender) O objetivo da proposta era 'abrir a mente para o uso de softwares' voltados para a matemática financeira. Os recursos apresentados mostraram formas de organizar as finanças aos  participantes. A proposta foi desenvolvida sob a orientação do Prof. MSc Pedro Cruz Nunes de Moraes, explorando os recursos técnicos e de cálculo...

Os poliedros de Platão e os dados

05.10.2016 Matheus Pires Cardoso A arte e a matemática sempre estiveram juntas. A arte, em sua busca pela perfeição, se utiliza de conceitos matemáticos para alcançá-la. Já a matemática, na sua busca por compreender conceitos abstratos, adota recursos da arte para observar os objetos estudados ou expressar o comportamento de determinados fenômenos. Conjunto dos poliedros (Foto: Matheus Pires Cardoso) Na primeira parte da Oficina G foram mostrados os poliedros de Platão, os tetraedos e o cubo, utilizando a arte das dobraduras, o origami. Ao serem desafiados a montar um cubo, os alunos ficaram de olhos atentos, expressões pensativas e  com a atenção intensa e concentrada nos papeis coloridos, dobrando-os meticulosamente quando,...

Por uma universidade que dialogue com a Escola Pública

05.10.2016 Nelly Almeida, Matheus Pires Cardoso e Antonio Carlos Ribeiro Formação da Mesa de Honra (Foto: UFT/Victor Wender) A abertura oficial da XIII Semana Acadêmica da Matemática (Semat) e do IV Encontro Regional de Educação Matemática, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, começou com o cântico do Hino Nacional Brasileiro e a formação da mesa diretora, composta pelo Prof. Dr. José Manoel Sanches da Cruz, Diretor do Câmpus, do Prof. MSc Freud Romão, coordenador do Curso de Matemática, e do Prof. Dr. Jamur Venturin, Coordenador do Evento. O momento cultural, anunciado pelo Mestre de Cerimônia Kelson Araújo, contou com a participação da cantora Karla Gracielle Cunha, aluna do Curso de Logística, e...